
Comemorações de 11 a 16 de março para celebrar a Proteção Civil
A edição deste ano está focada na importância da ação dos cidadãos.
Com o objetivo de consciencializar os cidadãos como primeiro agente de proteção civil, o município irá fazer chegar à população várias atividades, no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil.
O foco principal irá estar no simulacro de incêndio na Biblioteca Municipal marcado para as 15 horas, do dia 12. Este tem como objetivo testar o Plano de Segurança do edifício e ajudar no aperfeiçoamento de procedimentos.
Até ao dia 16, a Fábrica de Santo Thyrso e a praça 25 de abril irão receber várias atividades ligadas ao tema. Na manhã de dia 14 irá ser levada a cabo uma ação de formação “Organização, gestão e resposta à emergência na ferrovia”. A Praça 25 de abril recebe, nos dias 15 e 16, a Mostra de Meios e Recursos.
O objetivo da iniciativa passa por “promover uma sociedade preventiva, onde a segurança e a qualidade de vida são preocupações de todos e na qual todos têm um papel ativo”, salienta Joaquim Couto.
As escolas do concelho não foram esquecidas. De 11 a 13 de março as instituições de ensino vão receber “A Proteção Civil vai às escolas”.
Com vista a combater o flagelo de incêndios que têm assolado o país, o município irá proporcionar a todos os participantes uma Ação de Sensibilização Floresta Segura, orientada pela Guarda Nacional Republicana, na Junta de Freguesia Vila Nova do Campo, no dia 15 de março, pelas 21 horas. Também no dia 16 de março, no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso, a população tem a oportunidade de ficar consciente do Material de Proteção e Segurança em caso de incêndio, através da mostra “Incêndios: A proteção começa em sua casa”.
A sensibilização dos primeiros socorros está ao encargo dos Bombeiros Voluntários do concelho que no dia 16 de março, no átrio da Câmara Municipal, irão fazer uma apresentação de como deve agir o cidadão em caso de emergência.