
Santo Tirso em rede Portuguesa de Turismo Industrial
O concelho faz parte de uma rede de municípios que irão usar o seu património histórico industrial como parte dinamizadora do Turismo.
Santo Tirso juntou-se a uma rede nacional de municípios (Vila Nova de Famalicão, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Vila do Conde), que tem como objetivo dinamizar o Turismo Industrial. Nesse sentido, uma aplicação móvel e um site está a ser desenvolvido para apresentar informações aos visitantes.
Este projeto em que o concelho está inserido foi um dos três vencedores do Programa Ala+T, do IPDT – Turismo e Consultoria e conta com o apoio do Turismo de Portugal. O objetivo desta iniciativa é, reconhecendo o valor histórico, promover e valorizar o Turismo Industrial Português e desenvolver as potencialidades do setor, assim como reconhecer a sua importância enquanto produto turístico e elemento de revitalização socioeconómica.
Santo Tirso é das cidades portuguesas com maior tradição na área industrial, tendo sido pioneira no que diz respeito ao mundo têxtil. O Município é conhecido não só por ser a casa da primeira empresa têxtil do Vale do Ave, a Fábrica do Rio Vizela, mas também pelo trabalho que tem vindo a levar a cabo ao longo dos anos na requalificação de espaços como a Fábrica de Santo Thyrso.
O concurso, onde o projeto de Santo Tirso e os seus parceiros saíram vencedores, teve 19 candidaturas.