
Limpeza de terrenos em quatro freguesias do Concelho
Quatro freguesias do concelho de Santo Tirso consideradas de primeira prioridade para limpeza.
O concelho de Santo Tirso tem quatro freguesias em 1ª prioridade para limpeza, de forma a combater incêndios no ano de 2019. Lamelas, Guimarei, Reguenga, Água Longa e Agrela constam na lista de freguesias com áreas que apresentam maior risco de incêndio.
A lista foi divulgada pelo governo, no Diário da República, onde estão assinaladas 1142 freguesias, pertencentes a 190 municípios portugueses, localizados sobretudo no interior norte e centro do país.
Esta classificação é definida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, onde a prioridade máxima é conseguir proteger aldeias que possuam áreas confinantes a edificações, aglomerados populacionais e áreas industriais. Rede viária e ferroviária, linhas de transporte e distribuição de energia elétrica são outros factores que tiveram em conta.
Assim, pretende-se que entre os dias 1 de abril e 31 de maio, se efetue a fiscalização de limpeza nos terrenos confinantes a edificações (numa faixa de 50 metros), aglomerados populacionais e áreas industriais (numa faixa de 100 metros). Relativamente à proteção das redes viária e ferroviária e das linhas de transporte e distribuição de energia elétrica, a sua fiscalização deverá ser efetuada entre os dias 1 e 30 de junho. Caso se note algum incomprimento, serão aplicadas as coimas em vigor.
A identificação das áreas de risco prioritário foi feita com base nas ocorrências de incêndio registadas em 2018.