
Crianças aprendem a pedalar na escola
A Câmara Municipal de Santo Tirso ensina cerca de mil alunos do concelho a andar de bicicleta.
A Câmara Municipal de Santo Tirso, em conjunto com a Federação Portuguesa de Ciclismo e os Agrupamentos de Escolas do concelho, desenvolveu um projeto pioneiro a nível nacional. A iniciativa insere-se no plano de mobilidade sustentável e na promoção dos modos suaves de mobilidade, tendo como objetivo ensinar as crianças do 1º ciclo a andar de bicicleta.
Esta iniciativa é bastante importante para a comunidade, uma vez que quase 50% das crianças do município não sabem andar de bicicleta. No projeto, estarão envolvidos cerca de mil alunos, que para além de aprenderem a andar de bicicleta, aprenderão as regras de segurança e de convivência pacífica na via pública.
Joaquim Couto, garante ser um processo difícil, mas não impossível. Os hábitos de circulação no espaço público poderão ser adaptáveis a todos, com a implementação de várias ciclovias espalhadas pela cidade que sugerem um estilo de vida mais saudável.
Existirão dois tipos de ciclovias. As gerais, que serão sinalizadas e permitirão às bicicletas circular por onde circulam os automóveis e as ciclovias apenas destinadas às bicicletas.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmiro Pereira, explica à comunicação social que “as bicicletas disponibilizadas serão partilhadas por todos os agrupamentos”. No final de cada ano será realizado um passeio para mostrar à sociedade que as crianças sabem andar de bicicleta e que são autónomas na utilização da mesma.
Ao projeto, uniram-se o ciclista Sérgio Sousa e o piloto de ralis Armindo Araújo, ambos de Santo Tirso.