
“Conviver com o Risco" é o tema do dia da Proteção Civil deste ano
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso e realiza-se de dia 26 de fevereiro a 3 de março.
Com o objetivo de assinalar o "Dia da Proteção Civil", que se comemora a 1 de março, a Câmara Municipal de Santo Tirso irá promover entre 26 de fevereiro e 3 de março, um programa com várias atividades. As iniciativas estão abertas a toda a população.
O tema subordinado da edição deste ano é “(Con)viver com o risco” e contará com atividades em várias unidades escolares do concelho numa mostra de meios e recursos. Para além disso, serão organizadas sessões de esclarecimento e simulacros.
“O risco está hoje na centralidade da vida moderna. É possível, com o esforço de todos, promover uma sociedade com mais prevenção, segurança e qualidade de vida, e esta é uma iniciativa que consideramos fundamental promover, melhorar, e fazer chegar a cada vez mais munícipes”, explica Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Abrangendo toda a população, o arranque da iniciativa dá-se pelas 10h00, no Auditório da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento.
Dia 28, o Salão Nobre da Câmara Municipal recebe uma sessão de esclarecimento da Defesa da Floresta Contra Incêndios, pelas 21h00. A palestra tem como objetivo informar sobre a prevenção de incêndios florestais e gestão de combustíveis (limpeza de vegetação) dos terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, face às alterações legislativas publicadas e em curso.
Aberta a toda a população, a iniciativa contará com a presença de três pilares do Sistema Nacional da Defesa da Floresta – ICNF, GNR, ANPC. Pelas 22h00, haverá espaço para debate.
A 1 de março, pelas 10h00, o Pavilhão Desportivo Municipal é o espaço escolhido para um Simulacro de Incêndio. Este simulacro pretende testar o Plano de Segurança Interno do Pavilhão Desportivo Municipal, treinar os colaboradores e a equipa de segurança, com vista à criação de rotinas e aperfeiçoamento dos procedimentos de atuação.
Dias 2 e 3 de março, a Câmara de Santo Tirso promove uma mostra de meios e recursos, entre as 10h00 e as 18h00, a ter lugar na Praça 25 de abril. Nesta mostra estarão presentes os Clubes da Proteção Civil das escolas do concelho, os agentes de proteção civil e as entidades com especial dever de cooperação nesta matéria, bem como universidades e empresas ligadas ao setor.
Ainda no dia 2 de março, pelas 10h00, terá lugar uma demonstração com cães pela GNR, ações de sensibilização pela APICAVE, PSP, Exército Português e Força Aérea Portuguesa. O encerramento das comemorações do Dia da Proteção Civil faz-se a 3 de março, com atividades pela APICAVE e Exército Português.
Durante os seis dias de programa, funcionarão como atividades permanentes a exposição de meios e viaturas, a torre de escalada, área de serviços para apoio em situação de calamidade ou catástrofe, patrulha a cavalo e exposição de trabalhos dos Clubes de Proteção Civil do concelho.
Recorde-se que Santo Tirso é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como “Cidade Exemplo, Cidade Resiliente”, pelo empenho no bem-estar e segurança dos cidadãos.