
5 coisas para fazer no Parque Urbano Sara Moreira
Os espaços verdes são de perder a vista, a arte está espalhada pelo parque e o rio é um consolo para quem por aqui passa. Está sol, ideal para aproveitar uma das melhores zonas da cidade.
1. Passear pelas Margens do Ave
Passear pelo parque seria algo comum, não fosse este banhado pelo Rio Ave. Caminhando pelo Passeio das Margens do Ave, cuja extensão é de 1400m, avista-se a reconstituída galeria ripícola e os pesqueiros de madeira para a habitual prática de pesca desportiva e recreativa. Uma óptima experiência para quem gosta do contacto com a natureza.
2. Há arte no Parque
Santo Tirso já é considerado por muitos (incluindo publicações) um “museu a céu aberto”. Uma marca que também se encontra visível no Parque Urbano Sara Moreira, local onde é possível conhecer 12 das 55 esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea. Em pleno coração do parque há uma escultura de betão e ferro idealizada pela artista Ângela Ferreira. Quem passeia pelas margens do Ave debruça a vista sobre uma peça de aço e inox da autoria de Pierre Marie LeJeune. Estas são apenas duas. Mas há muitas mais para explorar! (leve o mapa de esculturas na cidade para se orientar)
3. Desporto para todos os gostos
Ténis, basquetebol, voleibol de praia, futsal e futebol onze e sete. É só escolher a modalidade que pretende praticar no polidesportivo do Parque Urbano Sara Moreira. Esta área é constituída por instalações de apoio que são compostas por 4 vestiários para a realização de jogos oficiais sequenciados, WC público e instalações técnicas de apoio ao funcionamento do Parque Desportivo. Entre o rio e o verde, este espaço irá deixá-lo rendido às atividades “outdoor”.
4. Ginásio ao Ar Livre
E por falar em “outdoor” já é possível praticar street workout no polidesportivo do Parque Urbano. O equipamento ao ar livre, destinado a maiores de 13 anos, tem capacidade para 25 utilizadores em simultâneo, oferecendo três estações: treino de suspensão; magnetic bells e core twist. Estas ações são complementadas com steps, barras e bicicleta. A integrar o espaço estão ainda desenhos no pavimento, que promovem a realização de exercícios que estimulam as capacidades motoras coordenativas, como a coordenação ou a orientação espacial.
5. Levar as crianças ao Parque
Os mais novos também têm direito a uma área dedicada a eles no Parque Urbano Sara Moreira. O parque infantil está dotado de escorregas, baloiços e todas as diversões para deliciar os mais pequeninos. Esta é uma forma de promover também o contato dos mais novos com o meio ambiente.