
Sofia Andrade garante lugar elegível na lista do PS pelo Porto
A deputada socialista de Santo Tirso ocupa a 12ª posição, "a melhor de sempre".
A Comissão Política Nacional do Partido Socialista (PS) ratificou, na noite de terça-feira, a lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral do Porto para as Eleições Legislativas de 10 de março. A lista, encabeçada por Francisco Assis, inclui o nome de Sofia Andrade, a primeira mulher socialista de Santo Tirso a ser eleita para o Parlamento.
Sofia Andrade ocupa a 12ª posição que, segundo a concelhia, "é o melhor lugar de sempre" de um candidato socialista tirsense a deputado à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto.
"Eleita em 2022 como a 18ª da lista e em 2019 como a 20ª, Sofia Andrade está novamente em condições de, pela terceira vez consecutiva, representar o distrito e o concelho de Santo Tirso na Assembleia da República", pode ler-se no comunicado enviado às redações.
O PS/Santo Tirso conseguiu, em 2019, quebrar um jejum de 14 anos sem ter um deputado socialista na Assembleia da República, com a eleição de Sofia Andrade. A candidata a deputada natural de Vila Nova do Campo garantiu, assim, um lugar elegível na lista pelo círculo eleitoral do Porto nas próximas eleições.
Também indicado pelo PS/Santo Tirso, Diogo Almeida e Silva, 2º Secretário da mesa da Assembleia Municipal e líder da JS/Santo Tirso, é o 34º da lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral do Porto, seis lugares acima da posição que ocupou em 2022.