
Jesuíta vence Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023
O afamado doce de Santo Tirso conquistou um lugar de destaque entre as melhores iguarias regionais de Portugal.
Num reconhecimento à gastronomia portuguesa, o jesuíta foi distinguido como um dos vencedores nos Prémios Cinco Estrelas Regiões, na categoria de Doçaria Regional.
A distinção atribuída ao afamado doce originário de Santo Tirso, foi anunciada por ocasião do Dia da Gastronomia Portuguesa, pela entidade que avalia o nível de satisfação que os produtos, serviços ou marcas proporcionam aos seus utilizadores. Os critérios de avaliação consideraram as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra e consumo.
Para além do jesuíta, foram distinguidas na categoria de Doçaria Regional as Tortas de Azeitão, de Setúbal, as Cristas de Galo, de Vila Real, o Pastel de Tentúgal, de Montemor-o-Velho, o Bolo de Mel, da Madeira, as Cornucópias, de Alcobaça, o Dom Rodrigo, do Algarve, e os Travesseiros de Sintra, de Lisboa.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões têm como objetivo reconhecer produtos e serviços de presença regional, destacando o impacto que as empresas têm na promoção de Portugal, tanto a nível económico como social. Estas distinções realçam ainda a riqueza patrimonial do país, contribuindo para o seu apelo turístico, região a região.
Vencedores na Categoria de Doçaria Regional e respetivas Regiões:
- Jesuíta, Santo Tirso, distrito do Porto
- Tortas de Azeitão, distrito de Setúbal
- Cristas de Galo, distrito de Vila Real
- Pastel de Tentúgal, Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra
- Bolo de Mel, Madeira
- Cornucópias, Alcobaça, distrito de Leiria
- Dom Rodrigo, Algarve
- Travesseiros de Sintra, distrito de Lisboa