
FC Tirsense celebra 85 anos de vida e de história
A data será hoje assinalada com uma gala comemorativa na Fábrica de Santo Thyrso.
O Futebol Clube Tirsense vai realizar, esta quinta-feira, uma gala comemorativa do 85º aniversário, na Fábrica de Santo Thyrso.
O programa do evento, que visa celebrar as conquistas e a história do clube jesuíta, tem início marcado para as 21h00. A noite ficará marcada por vários momentos, com os discursos do Presidente da Assembleia, do Representante da Federação e da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Para além disso, serão entregues diversos prémios aos atletas dos dois planteis seniores e da formação. Também serão entregues galardões relativos às antigas lendas, bem como prémios de agradecimento e dedicação.
Desde a sua fundação, a 5 de janeiro de 1938, que o FC Tirsense tem conquistado vários feitos, obtendo várias presenças no escalão máximo do futebol português, oito no total.
O melhor registo do clube de Santo Tirso ocorreu na temporada 1994/1995 (8º lugar), quando lutou até às últimas jornadas pelo apuramento para as competições europeias.
Nessa geração, pontificavam jogadores que iriam fazer carreiras bastante profícuas a nível nacional como no estrangeiro. Giovanella, Paredão, Hugo Porfírio, Marcelo e Caetano, são alguns desses exemplos.
Mais tarde, o clube que tantas paixões alimentava aos habitantes do concelho, entraria numa espiral negativa, descendo de divisão por quatro vezes consecutivas. Foi entre 1995 e 2000 que caíram do “céu” ao “inferno” ou, para os mais factuais, da I Divisão até à distrital do Porto.
Desde então, depois de muitas direções, treinadores e plantéis, os jesuítas continuam a lutar para se reerguerem e voltarem ao convívio entre os grandes.