
Inauguradas obras de requalificação de três importantes ruas da cidade
A intervenção insere-se no Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável do Município.
Foram hoje inauguradas as obras de requalificação de três importantes ruas da cidade, num investimento total de 1,2 milhões de euros.
Com uma extensão de 1,1 quilómetro, a empreitada incidiu na Rua da Misericórdia, Rua Comendador António Maria Lopes e Rua Infante D. Henrique. Segundo o presidente da Câmara Municipal, “enquadra-se na estratégia de requalificação urbana que o Município tem seguido no desenvolvimento de vários projetos por todo o território do concelho”.
Alberto Costa salientou que “a intervenção realizada nestas três ruas da cidade aumentou a segurança e o conforto para a circulação, seja ela de pessoas, bicicletas, transportes públicos ou automóveis”. Por outro lado, acrescentou, “beneficia vários estabelecimentos de ensino, moradores, os comerciantes aqui existentes e a população em geral”.
De acordo com o autarca, “estas obras estão em linha com o Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável do Município, que dá assim mais um passo na sua implementação”.
“Queremos devolver o espaço público às pessoas e criar em Santo Tirso o conceito de cidade dos 15 minutos. isto significa garantir a acessibilidade em apenas 15 minutos, a pé ou de bicicleta, a tudo o que precisamos no nosso dia-a-dia”, explicou.
O edil tirsense realçou, também, que a reabilitação urbana em Santo Tirso vai prolongar-se até ao final de 2023: “A reabilitação da Rua Dr. Fernando Augusto Pires de Lima está em fase de conclusão, em frente à Escola Secundária Tomaz Pelayo, e a seguir vamos avançar para a Avenida Soeiro Mendes da Maia e para a Alameda da Ponte”.
Ainda segundo Alberto Costa, “durante o mês de outubro estará concluída a pavimentação do Parque de Estacionamento da Telheira”.
Por seu turno, o presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e S. Miguel) e Burgães, Jorge Gomes, agradeceu à Câmara Municipal “pela forma como tem dialogado com as Juntas e ouvido os nossos objetivos”, acrescentando que “a obra hoje inaugurada é um exemplo disso mesmo”.