
Bombeiros de Santo Tirso empenhados no combate a incêndios este sábado
As chamas deflagraram em três localidades do concelho.
Durante o dia de hoje, foram vários os operacionais dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso que estiveram empenhados no combate a três incêndios florestais nas localidades de Rebordões, Guimarei e Santa Cristina do Couto.
Nas redes sociais, o comando enalteceu e agradeceu "a dedicação, o profissionalismo e o bom trabalho" de todos os bombeiros da corporação.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) lançou, na sexta-feira, um aviso à população para o perigo de incêndios até à próxima segunda, devido às temperaturas altas previstas e graus de humidade baixos, apelando à adoção de comportamentos preventivos.
É proibido fazer queimadas nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo, bem como a queima de amontoados sem autorização ou comunicação prévia às autoridades, utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo é também proibido fumegar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal. É igualmente proibido usar motor roçadoras, corta-matos e destroçadores e deve-se evitar o uso de grades de discos.