
Uma das maiores construtoras do país muda-se para Santo Tirso
A empresa de construção "Garcia Garcia", fundada no século XIX, mudou-se para a zona remodelada da Arco Têxteis em Santo Tirso.
A funcionar na cidade desde o dia 17 de janeiro onde agora tem a sua sede administrativa, a empresa deixou a sua antiga sede em Guimarães, mantendo naquela cidade apenas o seu estaleiro principal.
A construtora instala-se assim no renovado edifício da antiga Arco Têxtil, que tinha sido construído, há décadas, pela própria Garcia Garcia.
No início da atividade, a empresa criava chaminés para a indústria têxtil, mas aumentou o seu raio de ação, passando desde a década de 60 a conceber a totalidade de infraestruturas industriais. A construtora tem tido múltiplos projetos com algumas das mais reputadas marcas nacionais e internacionais, como, por exemplo, a Leica, Mercadona, Bosch, E. Leclerc, Steilia Aerospace, Elis, Salsa, Tiffosi e Borgwarner.
A Garcia Garcia tem 220 trabalhadores, estando presente em países como França, Marrocos e Mauritânia. Com um volume de negócios em 2021 de 73 milhões de euros, a empresa antes da pandemia estava a faturar cerca de 84 milhões de euros.
A vinda para Santo Tirso deveu-se à procura de uma melhor posição geográfica, mas também aos estímulos fiscais proporcionados pela Câmara Municipal de Santo Tirso, ao abrigo do programa "Projeto de Interesse Municipal", com vista a dinamizar o investimento privado.
A empresa tem raízes familiares com o concelho, já que os seus fundadores eram de Vila das Aves. A Garcia Garcia é especializada em design e construção de edifícios industriais, logísticos, comerciais e residenciais.