
"Natureza em Movimento" de Alberto Carneiro em exposição no MIEC
A mostra ficará patente até ao dia 27 de fevereiro.
A Natureza em Movimento é o nome da exposição de Alberto Carneiro (1937-2017) que pode ser visitada no Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) até 27 de fevereiro.
A exposição tem por base o espólio artístico pertencente a Catarina Rosendo e apresenta um conjunto de obras que cobre a quase totalidade das mais de cinco décadas de trabalho do artista.
Recorde-se que, no passado mês de novembro, foi inaugurado o Centro de Arte Alberto Carneiro, localizado na Fábrica de Santo Thyrso, cujo objetivo principal é a gestão do acervo do escultor, falecido em 2017. Será, também, um espaço vocacionado para a salvaguarda, investigação e divulgação da arte contemporânea.
Natural de São Mamede do Coronado, onde aprendeu o ofício de santeiro, Alberto Carneiro (1937-2017) manteve-se sempre enraizado em território rural, que tanto inspirou o seu trabalho. Defensor da arte pública, a ele se deve a realização de simpósios internacionais em Santo Tirso, cujas peças daí resultantes deram origem ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC).
Em 2015, o escultor doou parte do seu acervo artístico – dez esculturas e 50 desenhos – ao município tirsense. Mais tarde, a sua biblioteca particular composta por mais de sete mil livros e revistas foi cedida pela família à Câmara Municipal, que protocolou com os herdeiros a sua inventariação, tratamento e disponibilização pública.