Vacina nasal contra o Alzheimer começa a ser testada nos EUA

O ensaio clínico conta com a participação de idosos até aos 85 anos.

Ciência e Tecnologia

20 NOV '21
Tempo de leitura: 2 min

Para já, o poder da medicina é limitado relativamente ao controlo da progressão de Alzheimer. No entanto, os investigadores não param de investigar e, cada vez mais, surgem novos medicamentos que previnem e retardam a doença. Agora, um hospital, em Massachusetts, está a prestes a começar um ensaio clínico de uma vacina nasal.

 

Os investigadores apelidaram o ensaio de ‘acontecimento memorável’.

 

Brevemente, o Brigham and Women’s Hospital, em Boston, Massachusetts, começará um ensaio clínico ao qual apelidaram de ‘acontecimento memorável’. A investigação conduzida por Howard Weiner, do hospital Ann Romney Center for Neurologic Diseases, concebeu uma vacina nasal destinada a prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer.

 

A boa notícia surge na sequência da aprovação, pela Food and Drug Administration, do primeiro medicamento contra a doença de Alzheimer, chamado Aduhelm.

 

"Durante as duas últimas décadas, reunimos provas pré-clínicas que sugerem o potencial desta vacina nasal para a doença de Alzheimer. Se os ensaios clínicos em humanos demonstrarem que a vacina é segura e eficaz, isto poderia representar um tratamento não tóxico para pessoas com Alzheimer, e poderia também ser administrada cedo para ajudar a prevenir a doença em pessoas de risco", disse Howard Weiner.

 

 

Nova oportunidade para retardar a doença de Alzheimer

 

A nova vacina é administrada através do nariz e estimula o sistema imunitário através de uma substância experimental chamada protollina, que tem vindo a ser utilizada noutras vacinas, ao longo dos anos. A protollina pode promover a limpeza de placas de beta-amilóide, que são aglomerados de proteínas no cérebro associadas à doença.

 

"Esta vacina aproveita um novo braço do sistema imunitário […] A investigação nesta área abriu-nos o caminho para prosseguirmos todo um novo percurso para o potencial tratamento não só da Alzheimer, mas também de outras doenças neurodegenerativas", explicou Tanuja Chitnis, professora de neurologia no Brigham and Women’s Hospital.

 

O ensaio incluirá 16 participantes com idades compreendidas entre os 60 e os 85 anos, que apresentem sintomas precoces de Alzheimer. Com esta amostra, os investigadores poderão determinar a segurança da vacina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Pplwere 

tags: Alzheimer , Vacina , EUA , ciência

Relacionados

02 FEV '24

Asteroide do tamanho de um estádio vai passar hoje perto da terra

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
03 JAN '24

Terra está hoje mais próxima do sol e em velocidade máxima

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
25 JUN '23

Há 80 profissões em risco de desaparecer em 5 anos devido à IA

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
26 MAR '23

Asteroide gigante passou entre as órbitas da Terra e da Lua

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
16 OUT '22

Cientistas querem lançar satélites para iluminar o céu com publicidade

Tempo de leitura: 5 min
Ver Mais ...
25 SET '22

Júpiter está no ponto mais próximo da Terra dos últimos 59 anos

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
14 AGO '22

Investigadores italianos descobrem uma vacina contra o cancro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
09 AGO '22

Esta sexta-feira há superlua e chuva de estrelas a iluminar o céu

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV