Chuva de estrelas das Leónidas atinge intensidade máxima

O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes parecerem sair dum ponto da constelação do Leão.

Ciência e Tecnologia

17 NOV '14
Tempo de leitura: 1 min

A chuva de estrelas das Leónidas atinge esta noite, pelas 22.00 horas, a sua intensidade máxima, embora a atividade decorra até 30 de novembro. "Estamos a prever 10 a 15 meteoros por hora",disse Bill Cooke, da NASA.

 

Esta chuva de meteoros acontece porque a Terra cruza a órbita do Cometa Tempel-Tuttle: são os restos deste cometa os responsáveis pela chuva de meteoros das Leónidas, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). A cada 33 anos o cometa passa pela parte interior do sistema solar e deixa um rasto de detritos que a Terra atravessa todos os anos, em novembro.

 

O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes parecerem sair dum ponto da constelação do Leão. Como esta constelação só começa a nascer depois da meia-noite a nordeste, as observações deverão iniciar-se na segunda metade da noite.

 

Para as observar, O OAL aconselha "evitar noites nubladas e a poluição luminosa das grandes cidades, e procurar um horizonte desimpedido".

 

Fonte: DN

lenidas.jpg

Relacionados

02 FEV '24

Asteroide do tamanho de um estádio vai passar hoje perto da terra

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
03 JAN '24

Terra está hoje mais próxima do sol e em velocidade máxima

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
25 JUN '23

Há 80 profissões em risco de desaparecer em 5 anos devido à IA

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
26 MAR '23

Asteroide gigante passou entre as órbitas da Terra e da Lua

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
16 OUT '22

Cientistas querem lançar satélites para iluminar o céu com publicidade

Tempo de leitura: 5 min
Ver Mais ...
25 SET '22

Júpiter está no ponto mais próximo da Terra dos últimos 59 anos

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
14 AGO '22

Investigadores italianos descobrem uma vacina contra o cancro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
09 AGO '22

Esta sexta-feira há superlua e chuva de estrelas a iluminar o céu

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV