Cientistas chineses descobrem novo vírus suíno com potencial pandémico

Investigadores chineses descobriram um novo tipo de vírus em porcos que tem potencial para originar uma nova pandemia, caso se consiga adaptar e transmitir entre pessoas.

Mundo

30 JUN '20
Tempo de leitura: 3 min

Investigadores chineses descobriram um novo tipo de vírus da gripe suína que tem potencial para originar uma nova pandemia: chama-se G4 EA H1N1, é semelhante ao vírus da gripe suína de 2009 e já infetou um em cada 10 trabalhadores de gado suíno da China. Segundo o estudo, publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, a principal preocupação é a possibilidade de este se vir a mutar e passar a transmitir-se facilmente entre pessoas, originando uma nova pandemia.

 

“Neste momento, estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”, disse à BBC Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham e tem estudado o vírus, no Reino Unido. Embora este novo vírus não seja um problema imediato, “não devemos ignorá-lo”, frisou.

 

Entre 2011 e 2018, os investigadores recolheram 30.000 amostras de secreções nasais de porcos de 10 matadouros na China e um hospital veterinário. Foram isolados 179 vírus de gripe suína, sendo que a maioria era de um novo vírus dominante em porcos desde 2016.

 

Após realizarem várias experiências em furões, cujos sintomas são semelhantes aos dos humanos, os cientistas concluíram que o G4 é extremamente infeccioso, de fácil crescimento e replicação nas células humanas e causa sintomas mais sérios do que outros vírus. Além disto, foi ainda possível concluir que a exposição à gripe sazonal e a toma de vacinas para a gripe não conferem imunidade ao portador.

 

Além dos porcos, foram ainda testados os trabalhadores, sendo que os testes a 10,4% (35/338) destes deram positivos para a presença do novo vírus, o que sustenta que o vírus tem já a capacidade para infetar humanos.

 

As pandemias, no entanto, são acontecimentos raros e apesar de os vírus estarem em constante mudança, normalmente não se tornam pandémicos. Ainda assim, os cientistas alertam para a possibilidade de haver uma nova adaptação do vírus que facilite a transmissão entre humanos, frisando ser necessário adotar medidas que evitem isto.

 

“Este trabalho chega como um lembrete salutar de que estamos constantemente em risco de surgirem novos patógenos zoonóticos [que passam de animais para humanos] e que os animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contacto do que com a vida selvagem, podem atuar como fonte de importantes vírus pandémicos“, disse o professor James Wood, chefe do departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge.

 
Fonte: Observador

tags: Coronavírus , Vírus , Animais , China

Relacionados

24 ABR '24

Cavalos à solta em Londres causam quatro feridos

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
04 ABR '24

Morreu o homem mais velho do mundo. Tinha 114 anos

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
11 MAR '24

"Oppenheimer" conquistou Óscar de Melhor Filme

Tempo de leitura: 6 min
Ver Mais ...
05 MAR '24

Instagram e Facebook em baixo desde o início da tarde

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
08 FEV '24

Futebol pode ter um novo cartão de cor azul

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
22 AGO '23

Morreu Toto Cutugno, famoso cantor de “L’Italiano”

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
07 AGO '23

Atriz brasileira Aracy Balabanian morre aos 83 anos

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
04 AGO '23

Vem aí a maior chuva de estrelas do ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV