Astrónomos descobrem a maior lua alguma vez conhecida

Satélite do tamanho de Neptuno terá sido o primeiro satélite de um planeta descoberto fora do sistema solar, a 8 mil anos-luz da Terra.

Mundo

04 OUT '18
Tempo de leitura: 2 min

Astrónomos norte-americanos acreditam que terão encontrado a primeira lua descoberta fora do sistema solar, na órbita de um planeta gigante a 8 mil anos-luz da Terra.

 

A chamada exolua, que se estima que terá o tamanho de Neptuno, também será a maior lua alguma vez conhecida, excedendo muito as dimensões das que existem no sistema solar.

 

No entanto, a equipa responsável pela aparente descoberta disse que precisava de fazer algumas confirmações, embora não tenham conseguido encontrar uma outra explicação convincente para os dados que recolheram. "A primeira exolua é obviamente uma descoberta extraordinária e requer provas extraordinárias", reconheceu David Kipping, astrónomo da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

 

Kipping e o seu colega Alex Teachey descobriram a maior lua alguma vez conhecida depois de analisar dados de cerca de 300 planetas distantes utilizando o telescópio espacial Kepler. Os planetas são revelados por um momentâneo escurecimento à medida que passam em frente da respetiva estrela hospedeira, à qual os astrónomos chamam de trânsito.

 

Kipping e Teachey repararam em anomalias estranhas nos dados de trânsito de um planeta gasoso, Kepler-1625b, várias vezes superior a Júpiter. "Vimos pequenos desvios e oscilações na curva de luz que atraiu a nossa atenção", confessou Kipping, que passou 40 horas a observar o exoplaneta através do telescópio espacial Hubble, que é quatro vezes mais poderoso, para investigar melhor.

 

Através do Hubble, os astrónomos viram uma segunda vez, identificando "uma lua a seguir um planeta como um cão preso por uma coleira a seguir o seu dono". A lua deverá ter apenas 1,5 por cento da massa do planeta que acompanha, o que é uma proporção semelhante à da Terra e a sua lua.

 

Acredita-se que a nossa lua se tenha formado através de uma colisão inicial com um corpo maior que explodiu e cujo material depois se aglutinou numa bola. No entanto, o Kepler-1625b e a sua lua são gasosos e não rochosos, o que levanta questões sobre como a tal satélite se poderia ter formado.

 

 

 

Fonte: DN

tags: ciência , Mundo , Espaço , Astronomia

Relacionados

24 ABR '24

Cavalos à solta em Londres causam quatro feridos

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
04 ABR '24

Morreu o homem mais velho do mundo. Tinha 114 anos

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
11 MAR '24

"Oppenheimer" conquistou Óscar de Melhor Filme

Tempo de leitura: 6 min
Ver Mais ...
05 MAR '24

Instagram e Facebook em baixo desde o início da tarde

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
08 FEV '24

Futebol pode ter um novo cartão de cor azul

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
22 AGO '23

Morreu Toto Cutugno, famoso cantor de “L’Italiano”

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
07 AGO '23

Atriz brasileira Aracy Balabanian morre aos 83 anos

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
04 AGO '23

Vem aí a maior chuva de estrelas do ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV