Centenário do nascimento de Nelson Mandela

Nelson Mandela, uma espécie de soldado da paz, lutou contra a opressão e contra o apartheid. Mesmo estando 27 anos aprisionado, tentou sempre “ser a mudança” que o país sul-africano necessitava.

Mundo

18 JUL '18
Tempo de leitura: 4 min

Rolihlahal Mandela nasceu a 18 de julho de 1918 no pequeno povoado de Mvezo na África do Sul. Primeiro membro da sua família a frequentar a escola em Qunu, terra natal da mãe, foi intitulado de Nelson pela professora, nome que a partir daí adotou. Em 1939, ingressou no curso de Direito, na Universidade de Fort Hare, de onde fora expulso por greves estudantis.

 

"A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo" - Nelson Mandela.

 

Mandela deixou um legado de lições e gestos que nos inspiram para a resolução de opressões e discriminações, que ainda (con)vivemos hoje. Desde muito cedo, que Madiba (nome do seu clã) se envolveu na luta contra o regime de apartheid que vigorava na África do Sul, onde aderiu no ano de 1942 ao Congresso Nacional Africano (ANC).

 

"Guardar ressentimento é como beber veneno e esperar que ele mate os seus inimigos” - Nelson Mandela.

 

Numa operação em agosto de 1962, Mandela foi preso e condenado a prisão perpétua, acusado da prática de atos de terrorismo. Foi-lhe negada a liberdade condicional 23 anos depois, por se ter recusado a renegar a luta armada do seu povo. Em 1990, aquando a uma luta do povo sul-americano e uma campanha de solidariedade mundial pela sua libertação, foi absolvido.

 

"Ser livre não é libertarmo-nos das correntes mas vivermos de forma que respeita e reforça a liberdade de outros" - Nelson Mandela. 

 

Considerado como o mais importante líder da áfrica Negra foi vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1993. Nelson Mandela liderou o processo político que levou ao fim do regime de apartheid, e em maio 1994 nas primeiras eleições livres, fora eleito Presidente da República, cargo que exerceu até 1999. Neste mesmo ano, Mandela visita Portugal onde foi recebido por Mário Soares e Cavaco SIlva.

 

Nelson Mandela tornou-se uma das pessoas mais respeitadas e admiradas a nível mundial pela sua plenitude política e moral, um exemplo universal de coragem e empenho em defesa da Liberdade, Igualdade e Justiça entre os seres humanos.

 

"Negarmos a uma pessoa os seus direitos humanos é pormos em causa a sua própria humanidade" - Nelson Mandela.

 

Na data de 27 de julho de 2007, fundou o "Grupo de Ancião" que se destinava a promover a paz a justiça no mundo. Em 2011 é lançado o livro "Nelson Mandela by Himself: The Authorised Book of Quotations". Nelson Mandela acaba por falecer a 5 de dezembro de 2013, na sua casa em Joanesburgo aos 95 anos. O sul-africano tinha o seu estado de saúde bastante debilitado já há algum tempo.

 

Existem várias comemorações pelos quatro cantos da terra. Uma delas pelo ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que discursou no estádio Wanderers, em Joanesburgo onde defendeu a democracia criticando o populismo e autoritarismo. Aproveitou, ainda, para apelar aos povos a preservação das liberdades democráticas, como chave para a continuidade da paz. "A política do medo, do ressentimento e da redução de gastos começaram a aparecer. E esse tipo de políticas estão agora a florescer a um ritmo que nos parecia inimaginável há uns anos", recordou Obama perante cerca de 15 mil pessoas.

 

Em Portugal também se homenageia o antigo Presidente da África do Sul, por exemplo o Norte do País, a partir de hoje e até sexta-feira, mais precisamente em Matosinhos, recebe Nelson Mandela Music Tribute, por ocasião do centenário do seu nascimento.

 

"O que conta na vida não é o simples facto de termos existido mas a diferença que a nossa vida tenha tido na de outras pessoas" - Nelson Mandela.

tags: Nelson Mandela , centenário , nascimento , celebração

Relacionados

24 ABR '24

Cavalos à solta em Londres causam quatro feridos

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
04 ABR '24

Morreu o homem mais velho do mundo. Tinha 114 anos

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
11 MAR '24

"Oppenheimer" conquistou Óscar de Melhor Filme

Tempo de leitura: 6 min
Ver Mais ...
05 MAR '24

Instagram e Facebook em baixo desde o início da tarde

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
08 FEV '24

Futebol pode ter um novo cartão de cor azul

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
22 AGO '23

Morreu Toto Cutugno, famoso cantor de “L’Italiano”

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
07 AGO '23

Atriz brasileira Aracy Balabanian morre aos 83 anos

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
04 AGO '23

Vem aí a maior chuva de estrelas do ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV