Morreu Rayan, o menino de cinco anos resgatado de poço em Marrocos
Morreu Rayan Awram, o rapaz de cinco anos que caiu num poço profundo numa aldeia no norte de Marrocos há cinco dias. Depois de ter sido resgatado este sábado, o menino foi transportado para uma ambulância mas o óbito acabou por ser declarado.
A Casa Real Marroquina confirmou, em comunicado enviado à imprensa, que a criança acabou por morrer e que as equipas de resgate nada conseguiram fazer. O rei Mohammed VI expressou as condolências aos pais da vítima.
Os socorristas marroquinos tinham iniciado na noite de sexta-feira os trabalhos de aproximação final para tentar resgatar com vida Rayan, um rapaz de cinco anos, que caiu num poço profundo numa aldeia no norte de Marrocos há quatro dias, quando desapareceu perto de casa, onde estava a brincar.
O rapaz, cuja situação atraiu o interesse nacional e internacional, caiu acidentalmente na terça-feira num poço seco, de 32 metros de profundidade e estreito e, portanto, de difícil acesso, cavado perto da residência da família na vila de Ighrane, perto da localidade de Bab Berred, na província de Chefchaouen.
Milhares de pessoas viajaram até ao local, alguns de longe, em sinal de solidariedade e têm estado acampados naquela zona, apesar do frio naquela região, noticiou a agência France Presse (AFP).
Segundo as autoridades locais, a operação de resgate tinha entrado numa fase decisiva, com o início da perfuração de um túnel horizontal de três metros para chegar à criança. Esta fase era delicada devido ao risco de deslizamentos de terra por causa da natureza do solo, com algumas camadas arenosas e outras rochosas.
Fonte:JN