Veja online quais as reservas de sangue em Portugal

Em Portugal podemos saber como estão as reservas do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

País

09 SET '20
Tempo de leitura: 2 min

Uma unidade de sangue doada tem 450 ml. Esse é o volume que se pode colher sem prejudicar o dador. Se o dador tiver no mínimo 50kg de peso e 1,5m de altura então tem um volume total de sangue superior a 5 litros.

 

Em pouco mais de 10 minutos (tempo que leva uma doação de sangue) podemos perder 9% do volume total de sangue sem que nos sintamos mal. Os sacos de sangue têm anticoagulante suficiente para não deixar coagular 450ml de sangue, daí que seja este o volume mínimo que se pode colher. Não prejudica quem dá e só traz vantagens para quem recebe.

 

Quais as reservas de sangue em Portugal?

 

Através do site dador.pt é possível ver as reservas de sangue em Portugal. Como se pode ver pela imagem seguinte, há algumas carências neste momento pelo que é importante sair de casa para doar sangue.

 

 

De referir que os homens podem dar sangue 4 vezes por ano e as mulheres 3 vezes por ano, com um intervalo mínimo de 2 meses entre as dádivas. Para ser dador basta ter entre 18 anos e 64 anos, ter bom estado de saúde e hábitos de vida saudáveis. Os dadores com mais de 65 anos poderão dar sangue com autorização do médico do serviço de sangue.

 

É recomendável que no momento da dádiva de sangue os valores da tensão arterial estejam compreendidos entre:

- Sistólica: igual ou superior a 100mmHg e igual ou inferior a 180mmHg
- Diastólica: igual ou superior a 60mmHg e igual ou inferior a 100mmHg.


A tensão arterial elevada é um fator de risco para a doença cardiovascular e a existência de doença pode condicionar a resposta do coração à dádiva de sangue.


Vantagens de dar sangue…

Ajuda a salvar vidas
Isenção de taxas moderadoras (0€)
Fazem gratuitamente análises ao sangue (0€)
Ganhamos um cartão de dador
No final de dar sangue temos um reforço alimentar
Sentimo-nos satisfeitos, pois fizemos uma boa ação
Passamos a saber o nosso grupo sanguíneo
(Fazem rastreio à COVID-19 – avaliam temperatura, fazem algumas questões)

Fonte:Pplware

tags: doação de sangue

Relacionados

10 AGO '24

Ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira campeões olímpicos em madison

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
10 AGO '24

Fernando Pimenta procura fazer história com terceira medalha olímpica

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
09 AGO '24

Pedro Pichardo conquista prata no triplo salto

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
08 AGO '24

Iuri Leitão conquista medalha de prata no ciclismo de pista

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
19 JUL '24

Diogo Costa e Vitinha entre os jogadores que mais valorizaram no Euro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
11 JUL '24

Mulher morre atropelada na A3 quando sinalizava avaria do carro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 JUL '24

Portugal nos 'quartos' do Euro2024 ao bater Eslovénia nos penáltis

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
28 JUN '24

Médico do Hospital de Famalicão suspeito de abuso sexual de 2 menores

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV