Norte é a região com mais produtividade laboral

A região Norte foi aquela que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral no país entre o ano de 2000 e 2017, ao crescer 20% acima dos 15,5% da média do país.

País

26 MAI '20
Tempo de leitura: 2 min

"O Norte, a região de menor rendimento por habitante do país, foi a que mais contribuiu para o aumento da produtividade do trabalho em Portugal entre 2000 e 2017. Trata-se de uma circunstância única na União Europeia (UE), onde as regiões mais desenvolvidas dos diferentes Estados-Membros (regiões-fronteira), maioritariamente as das suas capitais, foram as grandes impulsionadoras desse crescimento", descreve a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), referindo-se ao relatório Norte Estrutura.

 

Numa "edição especial" em que a análise não se limita à região mas é comparada com outras zonas nacionais e europeias, o documento refere que, em 17 anos, "Portugal ficou marcado por um fraco ritmo de crescimento da produtividade do trabalho (apenas 15,2%, em termos acumulados), em flagrante contraste com outros países europeus, em particular os da Europa de Leste", diz a CCDRN.

 

"A debilidade do ritmo de crescimento da produtividade do trabalho foi especialmente notória e grave no caso da Área Metropolitana de Lisboa, que cresceu apenas 3,3%", refere o documento.

 

Em termos comparativos, "a evolução na região do Norte foi bastante mais favorável, tendo registado um crescimento acumulado de 20,0%", acrescenta.

 

O Norte "beneficiou de transferências moderadas de emprego em favor de atividades económicas mais dinâmicas e inovadoras, como é o caso do terciário superior (atividades de consultoria, científicas, serviços de apoio, informação, comunicação, serviços financeiros e seguros)".

 

Nestas áreas, foram criados 64 mil novos postos de trabalho.

 

Nos "setores mais indiferenciados (comércio, transportes, restauração e hotelaria)", registou-se uma criação de 60 mil empregos.

 

O Norte Estrutura é um documento elaborado pela CCDRN que faz uma leitura das tendências socioeconómicas da região a médio e longo prazo.

 

Nesta edição, o documento faz "uma leitura da mudança estrutural, do crescimento e da convergência da Região do Norte nos contextos nacional e europeu".

 

 

 

Fonte: "Lusa"

tags: Produtividade , Norte do País , Laboral , Economia

Relacionados

10 AGO '24

Ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira campeões olímpicos em madison

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
10 AGO '24

Fernando Pimenta procura fazer história com terceira medalha olímpica

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
09 AGO '24

Pedro Pichardo conquista prata no triplo salto

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
08 AGO '24

Iuri Leitão conquista medalha de prata no ciclismo de pista

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
19 JUL '24

Diogo Costa e Vitinha entre os jogadores que mais valorizaram no Euro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
11 JUL '24

Mulher morre atropelada na A3 quando sinalizava avaria do carro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 JUL '24

Portugal nos 'quartos' do Euro2024 ao bater Eslovénia nos penáltis

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
28 JUN '24

Médico do Hospital de Famalicão suspeito de abuso sexual de 2 menores

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV