Covid-19: Governo avisa que se mantém “dever geral de recolhimento”

O Governo advertiu hoje que, apesar dos "bons resultados", no terceiro período do estado de emergência mantêm-se exatamente “as mesmas circunstâncias” e “o dever geral de recolhimento”.

País

17 ABR '20
Tempo de leitura: 2 min

O Governo advertiu hoje que, apesar dos "bons resultados" e de se começar a preparar o levantamento de medidas para maio, no terceiro período do estado de emergência mantêm-se exatamente “as mesmas circunstâncias” e “o dever geral de recolhimento”.

 

“É muito importante que comecemos a falar sobre o processo de levantamento de medidas, que ele comece a ser preparado, mas também é muito importante que se compreenda que durante estes 15 dias estamos, apesar dos bons resultados, apesar do bom tempo lá fora, exatamente nas mesmas circunstâncias que estávamos até aqui”, avisou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

 

Na conferência de imprensa na qual o Governo anunciou as linhas gerais do decreto que regulamenta a prorrogação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19, hoje aprovado em Conselho de Ministros por via eletrónica, Mariana Vieira da Silva considerou que os números da evolução da doença em Portugal “são positivos” e lembrou que o primeiro-ministro, na quinta-feira, referiu que nas próximas duas semanas será preparado o “levantamento de algumas destas medidas”.

 

“Mas isso significa fundamentalmente que elas permanecem em vigor durante os próximos 15 dias”, sublinhou.

 

Como “os portugueses são o elemento fundamental” para se poder “passar para essa fase seguinte”, a governante fez questão de deixar claras as regras para este terceiro estado de emergência.

 

“As medidas de confinamento obrigatório para doentes covid e para cidadãos que estejam em vigilância ativa permanecem em vigor, o dever especial de proteção para os maiores de 70 anos e para os doentes imunodeprimidos e com algumas doenças que sabemos que os torna vítimas mais graves desta doença permanece em vigor, como permanece em vigor o dever geral de recolhimento de todos os portugueses”, enunciou.

 

Assim, os cidadãos podem sair para trabalhar quando o seu trabalho não possa ser feito em teletrabalho, podem fazer compras, que podem fazer exercício físico e passeios higiénicos, mas, avisou Mariana Vieira da Silva, “continuam a não poder passear e usufruir do espaço público em condições” que até há pouco eram consideradas como sendo de normalidade.

 

 

Fonte: "Lusa"

Relacionados

10 AGO '24

Ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira campeões olímpicos em madison

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
10 AGO '24

Fernando Pimenta procura fazer história com terceira medalha olímpica

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
09 AGO '24

Pedro Pichardo conquista prata no triplo salto

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
08 AGO '24

Iuri Leitão conquista medalha de prata no ciclismo de pista

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
19 JUL '24

Diogo Costa e Vitinha entre os jogadores que mais valorizaram no Euro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
11 JUL '24

Mulher morre atropelada na A3 quando sinalizava avaria do carro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 JUL '24

Portugal nos 'quartos' do Euro2024 ao bater Eslovénia nos penáltis

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
28 JUN '24

Médico do Hospital de Famalicão suspeito de abuso sexual de 2 menores

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV