Porto cria centro de rastreio móvel com ambulatório
Este sistema surge para evitar aglomerados de pessoas e vai permitir a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase.
Já está em pleno funcionamento o centro móvel de rastreio do Covid-19, no Porto. Este centro foi montado no Queimódromo e será destinado exclusivamente a pacientes suspeitos de infeção pelo coronavírus e previamente referenciados pelo SNS.
Em comunicado, a autarquia explica que “este modelo permite aos pacientes suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde deslocar-se até ao ponto de recolha, sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção em cada colheita até para os profissionais envolvidos”.
A entrada neste centro de rastreio será controlada pela polícia e apenas funcionará por marcação prévia junto das autoridades de saúde.
Os cidadãos deverão deslocar-se ao local apenas à hora da sua marcação para evitar constrangimentos de trânsito e aglomerados de pessoas.
Esta iniciativa contará com a participação de médicos de Medicina Geral e Familiar e médicos de Saúde Pública, bem como com técnicos de laboratório especializados, permitindo, numa fase inicial, realizar cerca de 400 testes diários, podendo, em caso de necessidade, aumentar a sua capacidade até aos 700 por dia.