Deveria a meditação fazer parte do programa escolar?

A meditação é uma técnica ancestral. A prática que tem como objetivo acalmar a mente e permitir um maior conforto com os problemas individuais de cada um, ajuda milhões de pessoas em todo o mundo, mas por norma só é ensinada em idade adulta.

País

16 MAI '19
Tempo de leitura: 2 min

Em Portugal, salvo exceções muito pontuais, como no Agrupamento de Escolas de Valbom e no Agrupamento de Escolas de Marinha Grande, não é prática corrente o ensino desta técnica nas escolas, mas o ensino da arte ligada ao budismo e ao ioga já é ministrada em países como os Estados Unidos, Canadá, Bélgica e Suécia.

 

A meditação está associada ao bem estar pessoal e à melhoria da qualidade de vida, mas há estudos que indicam que a prática ajuda a atenuar problemas mentais e até prevenir problemas psiquiátricos, como a depressão, diz a Universidade de Harvard.

 

“O stress e a ansiedade são grandes gatilhos para a depressão e a meditação pode alterar  a reação a esses sentimentos. A meditação treina o cérebro a alcançar um foco sustentado e a voltar a atingir esse foco quando pensamentos, emoções e sensações físicas negativas invadem a mente – o que acontece bastante quando uma pessoa se sente stressada ou ansiosa”, afirma o Dr. John W. Denninger, diretor de pesquisa no Benson-Henry Institute for Mind Body Medicine, unidade de cuidados de saúde que está associada à Universidade de Harvard.

 

Aliás, duas aplicações das mais descarregadas no Google Play, ajudam precisamente a meditar. São a “Headspace” e o “Calm”, permitindo os seus utilizadores respirarem de forma correta e a visualizarem cenários relaxantes, ou “neutros”, quando estão em momentos de menor tranquilidade

 

O objetivo da meditação é treinar corpo e mente a viver no momento presente para que possamos apreciar cada momento de forma plena. Segundo os peritos meditar ajuda a fortalecer a capacidade cerebral, incrementando o foco e concentração, o que melhora o processamento de informação nas salas de aula e durante o estudo.

 

Meditar ajuda também, dizem os defensores, que os jovens e adultos se conheçam melhor, permitindo que os praticantes descubram os seus interesses e avaliar quais são as suas prioridades e compreender melhor a vida e o que os rodeia. Meditar, alegadamente desenvolve o sistema imunológico. Meditar também ajudará nas relações, fazendo que as pessoas, ao aprenderem a viver no momento presente, e ao sentirem mais calma e segurança, tenham melhores relações com a família, amigos e demais.

tags: Educação , Sociedade

Relacionados

10 AGO '24

Ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira campeões olímpicos em madison

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
10 AGO '24

Fernando Pimenta procura fazer história com terceira medalha olímpica

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
09 AGO '24

Pedro Pichardo conquista prata no triplo salto

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
08 AGO '24

Iuri Leitão conquista medalha de prata no ciclismo de pista

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
19 JUL '24

Diogo Costa e Vitinha entre os jogadores que mais valorizaram no Euro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
11 JUL '24

Mulher morre atropelada na A3 quando sinalizava avaria do carro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 JUL '24

Portugal nos 'quartos' do Euro2024 ao bater Eslovénia nos penáltis

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
28 JUN '24

Médico do Hospital de Famalicão suspeito de abuso sexual de 2 menores

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV