Chuva de meteoros geminídeos

Nomeado em homenagem ao filho do antigo deus grego Apolo, 3200 Phaethon é um asteróide cuja órbita o aproxima mais do nosso Sol do que Mercúrio.

País

13 DEZ '18
Tempo de leitura: 2 min

O chamado "cometa de pedra" chegou a 6,4 milhões de quilómetros da Terra em dezembro passado, embora a super lua do ano passado tenha dificultado a apreciação do espetáculo de luz celestial. Isso não será um fator este ano. A chuva de meteoros geminídeos deste ano promete ser inesquecível.



Se o tempo estiver claro, 2018 deverá ser o melhor ano para observar os Gemenides – assim chamados porque parecem ter origem na constelação de Gémeos. Não há necessidade de um telescópio ou binóculos: os fragmentos da trilha de detritos de Phaethon devem ficar visíveis depois das 21h do dia 13 de dezembro, chegando depois da meia-noite, com até 120 meteoros por hora. A poeira cósmica pode ter resultado de um acidente com outro objeto voador, mas há pouco perigo de qualquer Geminides pousar na Terra, pois normalmente desintegra-se na atmosfera da Terra.



O Google Doodle segue o caminho dos Geminides pela atmosfera da Terra enquanto ilumina o céu. Como a órbita de Phaethon a leva perto do sol, o calor extremo faz com que ela se rompa e deixa um rastro de detritos em seu caminho orbital. Todo mês de dezembro, a órbita da Terra nos leva pela trilha de 3200 Phaethon e seus destroços colidem em nossa atmosfera a 79.000 milhas (127.000 km) por hora. Uma vez através da atmosfera da Terra, o radiante dos Geminides (ou onde parece se originar) é a constelação de Gemini – a partir do qual a chuva de meteoros recebe o seu nome.



Para obter as melhores condições de visualização, fique o mais longe possível das luzes da cidade, fique de frente para o sul e lembre-se de se vestir de maneira calorosa enquanto desfruta de um dos maiores espetáculos na Terra – ou acima dela.

 

 Fonte: Cosmos Azul

tags: chuva de meteoros , dezembro , ciência

Relacionados

10 AGO '24

Ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira campeões olímpicos em madison

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
10 AGO '24

Fernando Pimenta procura fazer história com terceira medalha olímpica

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
09 AGO '24

Pedro Pichardo conquista prata no triplo salto

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
08 AGO '24

Iuri Leitão conquista medalha de prata no ciclismo de pista

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
19 JUL '24

Diogo Costa e Vitinha entre os jogadores que mais valorizaram no Euro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
11 JUL '24

Mulher morre atropelada na A3 quando sinalizava avaria do carro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 JUL '24

Portugal nos 'quartos' do Euro2024 ao bater Eslovénia nos penáltis

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
28 JUN '24

Médico do Hospital de Famalicão suspeito de abuso sexual de 2 menores

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV