Bombeiros do concelho com bons resultados na Prova de Elite

566 degraus da escadaria do Bom Jesus para percorrer com equipamento de combate a incêndios – Este foi o desafio lançado a várias corporações de bombeiros de todo o mundo.

País

15 OUT '18
Tempo de leitura: 3 min

566 degraus separaram os bombeiros que participaram na Prova de Elite deste ano do pódio. Uma missão já de si díficil, mas bem mais complicada se imaginarmos carregar todo o aparato necessário para o combate a um incêndio.

 

Foi uma prova para testar os limites daqueles que muitas vezes abnegadamente lutam pelo bem comum e contra esses tiranos que tanto sono nos tiram, como são os incêndios.

 

Ao todo estiveram presentes 352 elementos. Santo Tirso, na prova, esteve representado pelos Bombeiros Tirsenses (Amarelos) e pelos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Vermelhos).

 

Após dois meses de preparação, os Bombeiros Tirsenses (Amarelos) fizeram-se representar por três elementos de três escalões etários distintos: Tiago Carvalho  (Sénior 1  -  25 a 29 anos), Paulo Andrezo (Veterano 1 - 35 a 39 anos) e Adélio Gouveia (Veterano 2 - 40 a 44 anos).

 

Adélio Gouveia, o mais veterano de todos os participantes da corporação, foi o que obteve melhor classificação dos “Amarelos”, logrando um honroso 2º lugar no seu escalão, a apenas 1 segundo do primeiro lugar.

 

Adélio Gouveia conseguiu ainda a proeza de ficar à frente dos seus colegas mais jovens, classificando-se em 33º lugar na classificativa geral, à frente de Paulo Andrezo (98º lugar) e Tiago Carvalho (168º lugar).

 

Tiago Carvalho e Paulo Andrezo ficaram em 37º e 11º lugares respetivamente nas suas categorias etárias. Mas, Paulo Andrezo teve um prémio especial nesta prova - Diogo, de 6 anos, o seu filho, acampanhou-o na prova, conseguindo mesmo percorrer todo o escadario do Bom Jesus.

 

 

 

 

 

 

 

Os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Vermelhos) tiveram dois “soldados da paz” na competição. Rui Matos ficou em 29º lugar na categoria de séniores 2C e Pedro Santos classificou-se em 27º em veteranos 1D.

 

Em declarações à Santo Tirso TV, Adélio Gouveia dos “Amarelos” quis agradecer a oportunidade que lhe foi “dada pelo Comando desta Associação em autorizar a participar no evento e demonstrar as nossas capacidades como Bombeiros Voluntários”.

 

O bombeiro não esquece também a sua família que o apoiou “desde o primeiro momento em que somos Bombeiros Voluntários (...) sabendo que por vezes são colocadas em segundo plano” e à corporação que considera “fantástica”. “Sem eles não conseguiria. Muito Obrigado", agradece.

 

Os Bombeiros Voluntários de Vila das Aves iriam estar presentes com um elemento, mas este adoeceu no dia da competição.

 

Quanto à prova geral o mais rápido foi Paulo Santos do Regimento de Sapadores de Lisboa que logrou o tempo de 5 minutos e 44 segundos, menos 1 minuto e 19 segundos do que Adélio Gouveia. O bombeiro mais lento demorou 29 minutos e 50 segundos.

 

tags: Sociedade , Desporto , País , Bombeiros

Relacionados

10 AGO '24

Ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira campeões olímpicos em madison

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
10 AGO '24

Fernando Pimenta procura fazer história com terceira medalha olímpica

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
09 AGO '24

Pedro Pichardo conquista prata no triplo salto

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
08 AGO '24

Iuri Leitão conquista medalha de prata no ciclismo de pista

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
19 JUL '24

Diogo Costa e Vitinha entre os jogadores que mais valorizaram no Euro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
11 JUL '24

Mulher morre atropelada na A3 quando sinalizava avaria do carro

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 JUL '24

Portugal nos 'quartos' do Euro2024 ao bater Eslovénia nos penáltis

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
28 JUN '24

Médico do Hospital de Famalicão suspeito de abuso sexual de 2 menores

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV