Sair de casa com o cabelo molhado provoca constipações?
Verdade ou mito? Um estudo da Universidade de Cardiff, no País de Gales, responde.
A ideia de que sair de casa com o cabelo molhado provoca constipações é quase um ditado popular, mas será mesmo verdade?
Um estudo da Universidade de Cardiff diz que não é bem assim. Para descobrir se um ambiente frio e húmido ativa, de facto, o vírus e todos os sintomas, 180 voluntários foram expostos a um ambiente extremamente frio durante vinte minutos e depois regressavam ao seu dia-a-dia. A acrescentar, durante esses vinte minutos, metade dos voluntários colocaram os pés em água fria, enquanto que a outra metade se manteve calçada.
Nos primeiros dois dias, não foram registados sintomas de constipação em nenhum dos grupos, mas quatro a cinco dias depois mais de metade do grupo exposto à água fria terá tido sintomas de constipação.
A principal conclusão encontrada foi que, quando o corpo arrefece, os vasos sanguíneos do nariz e da garganta contraem. Esses vasos são os responsáveis pela distribuição dos glóbulos brancos, cuja função principal é a luta contra estas infeções. Isto significa que as pessoas ficam mais desprotegidas contra o vírus.
Em suma, apesar de não provocar directamente uma constipação, sair de casa com o cabelo molhado no inverno pode acelerar o desenvolvimento de uma.
Fonte: "Notícias ao Minuto"