Sabia que alguns alimentos podem ser consumidos fora do prazo?

Todos já passámos por isto. Compramos alguma coisa e quando nos lembramos, a data de validade já passou. Sabia que podia ter ingerido esses alimentos sem qualquer risco?

Lifestyle

26 SET '19
Tempo de leitura: 2 min

Segundo vários estatísticos norte-americanos, são desperdiçadas milhares de toneladas de alimentos por ano, o equivalente a 165 mil milhões de euros. De maneira a contrariar este facto, um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais em parceria com a Universidade de Harvard, identificou vários alimentos que podem ser ingeridos, mesmo depois do prazo de validade. Ainda assim é sempre preciso continuar a ter atenção. 

 

Azeite – O seu consumo é aconselhado no prazo máximo de um ano, mas tudo depende da forma como foi embalado. Deve ser guardado sempre em locais escuros, visto que a claridade altera as suas propriedades. Se estiver exposto à luz, poderá sofrer algumas alterações químicas ao longo do tempo.

 

Enlatados – Este tipo de alimentos devem ser guardados numa zona fresca e escura, pois assim, o prazo de validade poderá estender-se. Deve estar apenas atento ao cheiro, sinais de empolamento ou outros danos nas latas. Neste caso deite fora as embalagens.

 

Café – O café e o chá conseguem resistir durante anos, especialmente se estiverem guardados em locais secos. Como são preparados com água a ferver, o perigo de contaminação é menor. Se cheirarem a mofo, pode deitar fora.

 

Congelados – Os alimentos congelados podem aguentar-se mais 50% do prazo de validade original.

 

Legumes frescos – Os legumes frescos podem ser ingeridos desde que se mantenham com o seu aspeto, cor e textura natural. Devem ser consumidos no prazo máximo de três dias após terem sido colhidos. Contudo, se se mantiverem com aspeto e cheiro natural, podem ser ingeridos em qualquer altura. Conserve-os no frigorífico.

 

Iogurte – Podem ser consumidos um ou dois dias depois do prazo de validade, apesar de perderem características nutricionais. Em qualquer caso, considere alterações de cheiro e sabor como alertas.

 

Massa – A massa não fresca, conserva-se durante muito tempo, caso não esteja cozinhada. Deve guardar este alimento em lugares secos e certificar-se de que não ganha bolor.

tags: alimentação

Relacionados

11 NOV '23

No dia em que as provamos "quentes e boas", eis 3 receitas de castanha

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
01 ABR '23

Caminhar 6 km uma ou duas vezes por semana reduz o risco de morte

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 MAR '23

O Believe Wellness Center já está aberto a toda a comunidade

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
21 MAR '23

Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
16 AGO '22

As bebidas que envelhecem mais rapidamente o cérebro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
18 MAR '22

Qual é a primeira coisa que vê nesta imagem?

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
23 NOV '21

Portugueses pedem dinheiro e viagens

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 NOV '21

Ukra é o novo rei da NorteCar

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV