O guia de mindfulness para uma vida mais plena

Tudo o que precisa de saber sobre mindfulness, a técnica de relaxamento que promove a redução dos níveis de stress e ansiedade através da atenção plena do que está à sua volta.

Lifestyle

07 MAR '19
Tempo de leitura: 5 min

Mindfulness, em português, significa atenção plena e refere-se à capacidade de focar os pensamentos apenas no momento presente, estando totalmente conscientes de cada experiência, sentimento e sensação imediatas. Como a nossa mente não tem por hábito descansar, mesmo nos momentos de repouso, é normal estarmos constantemente a viajar mentalmente entre passado, presente e futuro, com situações, conversas e ideias que podem nunca ter acontecido nem vir a acontecer.

 

 

Este frenesim constante ocupa-nos a mente, deixa-nos inquietos e impossibilita-nos de nos focarmos verdadeiramente no momento presente, criando ansiedade e stress. Para combater este stress, os benefícios do mindfulness são transversais a todas as áreas das nossas vidas, no entanto, são necessários alguns meses de prática para entrar no ritmo.

 

Siga as 10 dicas que reunimos para si e começe hoje a viagem pelo mindfulness.

 

1.

No caminho para o trabalho de manhã, quer seja no carro, no metro ou na rua, medite. Não é preciso fazer nada de estranho ou muito difícil, apenas esforçar-se por parar os pensamentos relacionados com preocupações passadas ou futuras e tentar dirigir a sua energia para o momento presente. Foque a sua atenção numa coisa de cada vez: nas diferentes partes do corpo, uma por uma, e perceba quais as sensações que tem naquele momento; foque-se nos barulhos que ouve à sua volta; concentre-se em si e no seu corpo.

 

2.

A meio da manhã, tire cinco minutos do seu tempo para se dedicar à atenção plena. Pode ser durante uma pausa para beber café ou pode ser à secretária entre tarefas, mas tem que desligar-se das suas preocupações e dos seus afazeres. Foque-se em si e no seu corpo novamente: nas sensações, nos sons, nos cheiros, na sua respiração.

 

3.

Foque-se durante as suas refeições, pelo menos numa por dia. Concentre-se no cheiro e nas cores dos alimentos, pense em todos os seus movimentos e na textura e nos sabores do que vai comendo.

 

4.

Evite navegar na Internet enquanto trabalha. Esta é uma necessidade clara de se distanciar daquilo que está a fazer, por isso, o mindfulness propõe pequenas pausas, nem que seja de um minuto, para trazer atenção ao momento presente, ver o ambiente à sua volta e regressar ao que está a fazer.

 

5.

Marque uma hora para ler e responder a emails. Parece difícil mas o facto de não estar constantemente a fazê-lo vai trazer-lhe mais produtividade. A proposta é definir dois ou três períodos de tempo por dia para o fazer e desligar as notificações do telemóvel para evitar estímulos desnecessários.

 

6.

Sempre que se sentir mais stressado/a, ou simplesmente lhe apetecer, adicione outro exercício ao seu dia e repita-o quantas vezes quiser: por exemplo focar-se na respiração. Inspire e expire prestando atenção ao movimento do ar dentro de si, sentindo os movimentos do peito e do diafragma. Concentre-se na forma como respira, sem necessariamente alterar a respiração, observando-a apenas.

 

7.

Faça o caminho para casa com calma. Com toda a energia acumulada durante o dia de trabalho. O mindfulness propõe fazer o caminho a pé até ao carro, autocarro ou comboio com atenção plena. Repare no trajeto que faz, no que o rodeia e permita-se acalmar do turbilhão de pensamentos típicos depois horas de trabalho. Ao entrar no carro, faça mais uma pausa, respire e siga viagem.

 

8.

Antes de se deitar, pode meditar novamente durante alguns minutos para garantir um sono mais descansado. Coloque uma vela acesa num quarto escuro e sente-se numa posição confortável para si, sempre com as costas direitas. Observe a chama e foque-se apenas nela e nos seus movimentos.

 

9.

Ouça verdadeiramente. Estamos tão habituados aos ruídos à nossa volta que o nosso cérebro se desliga deles. Ouvimo-los mas reduzimos o seu volume e ignoramo-los constantemente. Pare e escute os sons à sua volta, os ruídos que fazem, as coisas e as pessoas à sua volta. Não elabore grandes pensamentos sobre o que ouve, ouça apenas pelo prazer de ouvir.

 

10.

Se durante estes exercícios a sua mente começar a dispersar (o que é natural), não se recrimine nem perca a paciência: volte ao exercício quantas vezes forem necessárias. Ponha cada um destes pontos em prática e melhore a sua concentração no dia-a-dia. A sua saúde mental e emocional serão com certeza beneficiadas.

 

 

Fonte: "Máxima"

tags: lifestyle

Relacionados

11 NOV '23

No dia em que as provamos "quentes e boas", eis 3 receitas de castanha

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
01 ABR '23

Caminhar 6 km uma ou duas vezes por semana reduz o risco de morte

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 MAR '23

O Believe Wellness Center já está aberto a toda a comunidade

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
21 MAR '23

Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
16 AGO '22

As bebidas que envelhecem mais rapidamente o cérebro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
18 MAR '22

Qual é a primeira coisa que vê nesta imagem?

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
23 NOV '21

Portugueses pedem dinheiro e viagens

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 NOV '21

Ukra é o novo rei da NorteCar

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV