Bolo Rei com ou sem fruta cristalizada?

Chegamos à época mais doce do ano e o “rei” da mesa é o tão aclamado Bolo Rei.

Lifestyle

24 DEZ '18
Tempo de leitura: 3 min

É em forma de coroa que estamos habituados a ver o Bolo Rei nas nossas mesas. No seu interior encontrámos frutos secos e fruta cristalizada. O grande dilema desta iguaria natalícia começa aqui, na fruta cristalizada. Esta é adorada por uns e odiada por outros, mas já existem diversas opções que todos acabam por conseguir dar uma “trinca” no seu favorito.

 

No tradicional Bolo Rei, antigamente, encontrava-se o tão esperado pequeno brinde e a fava seca. O brinde, normalmente, era feito em metal ou cerâmica e dizia-se que dava sorte a quem o encontrasse. Quem fosse o presenteado pela fava tinha uma missão: pagar o próximo Bolo Rei.

 

Esta tradição “acabou” quando a União Europeia proibiu estes dois “brindes” neste doce natalício, alegando a falta de motivos de segurança para quem o degustava e ingeria.

 

SABE COMO SURGIU ESTA TRADIÇÃO?

Todos os “aromas” desta delícia têm um significado especial: a côdea simboliza o ouro, as frutas cristalizadas e secas representam a mirra e o aroma do bolo assinala o incenso. Já a sua forma não passa indiferente porque a forma circular com um buraco no centro assemelha-se a uma coroa incrustada de pedras preciosas.

 

A tradição do Bolo Rei surgiu em França, no tempo de Luís XIV. Mas, com a Revolução Francesa, em 1789, a iguaria foi proibida por causa do nome. Como as vendas eram rentáveis, este doce continuou a ser fabricado pelos pasteleiros, mas com o nome de gâteau des san-cullottes.

 

A Confeitaria Nacional em Lisboa foi primeira pastelaria portuguesa a confecionar e vender Bolo Rei, por volta do ano 1870. Em Portugal, com a proclamação da República, a 5 de outubro de 1910, o nome “Bolo Rei” também ficou em risco de desaparecer pelo mesmo motivo que a França.

 

Com o passar dos anos o nome “Bolo Rei” foi reaparecendo e ficando até aos dias de hoje.

  

OUTRAS ESPECIALIDADES DE BOLO REI

O tão conhecido “Bolo rei” tradicional ganhou diversas escolhas para os mais gulosos.

 

Saiba algumas opções:

O Bolo Rainha é o mais idêntico ao tradicional deixando de parte as frutas cristalizadas e no seu interior contém apenas frutos secos.

 

Já o Bolo Rei escangalhado destaca-se pela massa. A massa de brioche recheada é um dos principais fatores diferenciadores de todos os outros, no seu interior só encontramos frutos secos. A diferença do formato também é visível porque deixa de ter a forma tradicional circular e passa a ser retangular.

 

Para os apreciadores de chocolate, já é possível encontrar um “Bolo Rei” com esse ingrediente. O chocolate é um dos ingredientes chave, não deixando esquecer os frutos secos que também são essenciais nesta iguaria.

 

O Bolo Rei de chila é bastante semelhante ao tradicional, mas no seu interior para além das frutas cristalizadas e dos frutos secos contém chila. Este doce surgiu para os apaixonados por chila mantendo a forma tradicional.

 

Com tanta variedade de “bolos rei”, afinal qual é o seu favorito? Com fruta cristalizada ou sem fruta cristalizada?

tags: doce típico , Natal

Relacionados

11 NOV '23

No dia em que as provamos "quentes e boas", eis 3 receitas de castanha

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
01 ABR '23

Caminhar 6 km uma ou duas vezes por semana reduz o risco de morte

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 MAR '23

O Believe Wellness Center já está aberto a toda a comunidade

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
21 MAR '23

Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
16 AGO '22

As bebidas que envelhecem mais rapidamente o cérebro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
18 MAR '22

Qual é a primeira coisa que vê nesta imagem?

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
23 NOV '21

Portugueses pedem dinheiro e viagens

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 NOV '21

Ukra é o novo rei da NorteCar

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV