As enxaquecas limitam mais do que poderá pensar

Sente-se limitado para fazer tarefas simples? As enxaquecas poderão ser o motivo.

Lifestyle

14 NOV '18
Tempo de leitura: 2 min

As enxaquecas podem parecer uma patologia relativamente simples e inócua, mas afeta 80% dos portugueses, e muitos deles a um ponto que os deixa impossibilitados de realizarem de forma eficaz tarefas que outras pessoas fazem de forma bastante fácil.

 

As conclusões foram retiradas de um estudo chamado "My Migraine Voice" realizado pela Novartis e pela European Migraine e Headache Alliance (EMHA). Nesse mesmo estudo, o maior alguma vez feito sobre esta matéria, chegou-se à conclusão que 50% dos portugueses que sofrem de enxaqueca faltam, em média, 4 dias por mês ao trabalho e que as cefaleias afetam significativamente a vida pessoal e profissional.

 

Uma parte significativa dos 11 mil participantes que fizeram parte desta investigação partilharam que a enxaqueca gera vários sentimentos negativos, incluindo a incompreensão por parte dos outros (54%), a sensação de impotência face à doença (43%) e depressão (40%).

 

Ainda de acordo com o estudo, quase todos os participantes (95%) relataram problemas com insónias, assim como a necessidade de períodos prolongados no escuro ou em isolamento.

 

Cerca de metade dos portugueses envolvidos no estudo (43%) são afetados pela doença há mais de dez anos, 76% reportaram outras doenças crónicas e 59% têm histórico de enxaqueca na família. Das enxaquecas que acometem a população portuguesa, 76% requerem medicação e, destas, 85% são tratadas com analgésicos. Em Portugal, os tratamentos preventivos da enxaqueca mais comuns são antidepressivos (33%), betabloqueadores (28%) e antiepiléticos (26%). A doença é controlada maioritariamente por médicos de família (45%) e neurologistas (30%).

 

“A enxaqueca é frequentemente subvalorizada como sendo apenas uma dor de cabeça. Estes resultados trazem uma nova perspetiva sobre uma doença invisível, ainda que debilitante”, afirma Elena Ruiz de la Torre, diretora executiva e ex-presidente da EMHA.

tags: Enfermidades , Doença , Saúde , Saúde Pública , Sociedade , Estudo

Relacionados

11 NOV '23

No dia em que as provamos "quentes e boas", eis 3 receitas de castanha

Tempo de leitura: 3 min
Ver Mais ...
01 ABR '23

Caminhar 6 km uma ou duas vezes por semana reduz o risco de morte

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 MAR '23

O Believe Wellness Center já está aberto a toda a comunidade

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
21 MAR '23

Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
16 AGO '22

As bebidas que envelhecem mais rapidamente o cérebro

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
18 MAR '22

Qual é a primeira coisa que vê nesta imagem?

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
23 NOV '21

Portugueses pedem dinheiro e viagens

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
22 NOV '21

Ukra é o novo rei da NorteCar

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV