Hoje há eleições na Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso
Hugo Assoreira encabeça a única lista candidata aos órgãos sociais da ACIST, que vai a votos esta quinta-feira.
Hugo Assoreira será o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), sucedendo a Miguel Rossi que esteve à frente da instituição desde 2016. O representante da Farmácia Central encabeça a única lista a sufrágio para o próximo triénio 2021/2024. As votações decorrem esta quinta-feira, das 18h00 às 20h00.
Em declarações à Santo Tirso TV, Hugo Assoreira conta que decidiu candidatar-se pelo facto do atual presidente ter "chegado ao limite de mandatos" e, "após uma longa ponderação", encontrou condições para "avançar e dar continuidade ao excelente trabalho que foi feito pela direção cessante".
Perante os efeitos causados pela pandemia de covid-19 no comércio local, o candidato centraliza os seus objetivos em "ajudar os associados a conseguirem ultrapassar esta crise sanitária e económica".
"Queremos que nos vejam como um verdadeiro parceiro dos seus negócios, estando presentes no dia a dia das empresas e do comércio, seja por via da disponibilização de informação, seja por realização de atividades que impulsionem o comércio a nível local bem como a divulgação do tecido empresarial do concelho. Para isto, queremos manter a relação de parceria estratégica com a Câmara Municipal de Santo Tirso, de modo a que haja uma sinergia de esforços que permita o desenvolvimento social e económico do nosso concelho", explica.
Na mira de Hugo Assoreira está também a ambição pelo reconhecimento a nível da Área Metropolitana do Porto, "como uma associação representativa do tecido empresarial do concelho, elevando assim, a marca “Santo Tirso”.
No que respeita às estratégias para potenciar as capacidades de gestão das empresas e aumentar as qualificações dos seus trabalhadores, estão já a ser desenvolvidos diversos projetos, tais como:
- O Programa de Formação Ação PME, da AEP, que pode abranger até 60 PME`s e 305 trabalhadores, com possibilidade de consultoria e formação em três áreas: Economia Digital, Gestão da Inovação e Gestão Comercial e Marketing, com uma taxa de cofinanciamento a fundo perdido de 90%;
- O Programa de Formação Ação Melhor Turismo 2020, da CTP, que pode abranger até 30 PME`s ligadas ao turismo e 130 trabalhadores, com possibilidades de consultoria e formação nas seguintes temáticas: Economia Digital, Capitalizar: Otimizar os Recursos Financeiros e Gestão de Empresas Turísticas, igualmente com uma taxa de cofinanciamento a fundo perdido de 90%;
Para além destes programas de Formação, está previsto para o próximo mês de abril o início de um novo programa de Formação Modular para Ativos Empregados e Desempregados, que prevê qualificar cerca de 1.725 formandos nas áreas de artesanato, comércio, floricultura, jardinagem, de hotelaria e restauração, para assim responder às prioridades associadas à dinâmica de emprego e às necessidades de formação em setores de atividade considerados estratégicos para o comércio local.
Todos estes projetos de formação têm como data prevista para o seu término a data de 31/12/2022.