Jovem tirsense cria projeto inédito com o bisavô
Através da fotografia retratou as várias facetas do bisavô, demonstrando que envelhecer não tem de ser um fardo.
Esta é uma história entre o passado e o presente. Fala de amor, de sabedoria, de afeto e de respeito. Mostra-nos que envelhecer não tem de ser triste, não tem de ser um caminho para traçar sozinho, não tem de ser um fardo. Enaltece a importância dos laços familiares, do carinho entre gerações. Relembra-nos que devemos cuidar de quem cuidou de nós. É uma viagem sobre a vida, sobre os seus ciclos e sobre a beleza de cumprir nove décadas de histórias para contar.
Sara Berenguer tem 19 anos e vive em Santo Tirso com o pai. Após ingressar num curso de fotografia em Inglaterra, surgiu a ideia de realizar um trabalho com o tema "heroico" e, quase sem pestanejar, escolheu o seu bisavô como protagonista. Dediciu levar as fotografias ao concurso "Novos Talentos Fnac 2020", mas rapidamente deixou de ser um projeto de escola e passou a ser uma homenagem aos mais velhos.
"É uma pessoa que sempre apreciei, pelo seu sentido de humor e positivismo. Só depois deste projeto é que conheci melhor o meu bisavô Joaquim e lhe dou mais valor", confessa Sara.
A jovem pretendia dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui, mas devido ao novo coronavírus as sessões fotográficas ficaram suspensas. "Com a pandemia foi muito difícil não estarmos juntos, porque nos últimos tempos tínhamos convivido bastante", conta.
Nas dezenas de fotografias que complementam o projeto de Sara, são evidenciados os locais onde o seu bisavô Joaquim passa a maior parte do tempo, e a cidade de Santo Tirso está entre eles.
Recentemente Sara e o bisavô "Cenoura" (como é carinhosamente apelidado pela família) foram destaque no 'Jornal da Noite' na SIC, momento que deixou a jovem muito feliz. "É sempre bom vermos o nosso trabalho reconhecido desta maneira e ainda mais quando é um projeto com um grande valor sentimental". Já o senhor Joaquim, nem queria acreditar quando soube que apareceu na televisão.
Veja aqui o vídeo da reação de Joaquim, partilhado pela bisneta nas redes sociais.