170 milhões aprovados para empresas de Santo Tirso

Empresas tirsenses tiveram 219 projetos aprovados pelo fundo PORTUGAL 2020.

Concelho

21 JAN '20
Tempo de leitura: 2 min

A aposta das empresas de Santo Tirso na internacionalização e na inovação tecnológica resultou num apoio por parte de diversas fontes de investimento em torno dos 170 milhões de euros, divididos entre o Compete 2020, Norte 2020 e PDR 2020.

 

Só o Compete 2020, que se destina a apoiar empresas que promovam práticas mais eficientes e modernas, atraiu 115 milhões da maquia investida nas empresas de Santo Tirso.

 

No âmbito do Norte 2020, focado no apoio à competitividade das micro, pequenas e médias empresas, são 131 os projetos privados de Santo Tirso aprovados, com um investimento total de 53 milhões e um financiamento de 25 milhões.

 

Foram feitos 48 investimentos aprovados no âmbito do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural) e que segundo a autarquia reflectem “o crescimento e consolidação do setor agroalimentar em Santo Tirso”, perfazendo um investimento de 2,7 milhões de euros .

 

Para o presidente da Câmara, “os números refletem o dinamismo empresarial do concelho de Santo Tirso, que se tem traduzido no crescimento do volume de exportações e na diminuição da taxa de desemprego”.

 

 

Para além da captação de grandes investimentos, como o entreposto comercial do Lidl ou a unidade produtiva da Stelia Aerospace, do grupo Airbus, “o concelho tem registado um forte crescimento do tecido empresarial já instalado, através de projetos de expansão de instalações, modernização e inovação tecnológica e de aposta na internacionalização”, acrescenta o autarca. Recorde-se que para além destas empresas também a McDonald's virá para Santo Tirso e a Mercadona.

 

Segundo a Câmara Municipal uma parte substancial do sucesso tem sido alcançado através do INVEST Santo Tirso, que incentiva "esta dinâmica empresarial, nomeadamente através da informação e apoio relativos às candidaturas aos projetos de financiamento comunitário".

 

Paralelamente "a autarquia tem apoiado o investimento privado através da atribuição do estatuto de Projeto de Interesse Municipal, que garante às empresas acesso a um conjunto de incentivos fiscais e reduções de taxas e licenças municipais, para além de um acompanhamento personalizado de todo o processo". No total, os 38 Projetos de Interesse Municipal já atribuídos representam 250 milhões de investimento e 1200 postos de trabalho criados, apoiados em cerca de 3,5 milhões pela Câmara.

tags: Santo Tirso , Economia , Empresas

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV