IMI mantém-se

A Câmara Municipal estabeleceu o IMI no valor de 0,375 por cento. A taxa, abaixo do limite legal, estabelecida pelo Governo, tem-se mantido desde 2013 e reflete uma abdicação por parte da autarquia em torno dos 2 milhões de euros, em relação a aquilo que esta poderia arrecadar.

Concelho

15 NOV '19
Tempo de leitura: 2 min

De acordo com comunicado emitido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, “com a medida, o Município abdica de uma receita de dois milhões de euros, em 2020", informa o edil.

 

Só nos últimos seis anos, desde 2013, a autarquia deixou de arrecadar cerca de 13 milhões em impostos, em benefício das famílias e das empresas de Santo Tirso.

 

As medidas “que aliviam os orçamentos das famílias”, têm sido procedidas “de forma prudente e responsável, para não desequilibrar o orçamento municipal”, afirma Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal, que informa que o executivo municipal mantém-se “fiel ao compromisso assumido para com a população de Santo Tirso”, voltando a poupar “os encargos das famílias e das empresas, por via dos impostos do Estado que cabem por lei ao Município”.

 

A autarquia irá ainda manter as benesses para famílias com um, dois, três ou mais dependentes a cargo. Os primeiros usufruem de uma dedução de 20 euros, os segundos têm uma redução de 40 euros, enquanto as famílias com três ou mais dependentes beneficiam de um alívio de 70 euros no orçamento.

 

Só com o IMI, explica Alberto Costa, “o Município deixa de arrecadar 20 por cento da receita a que tinha direito se praticasse as taxas máximas (0,45%) e abdica de 1,5 milhões de euros a favor das famílias”.

 

 

 

IRS

 

No que se refere ao IRS e, à imagem do que sucedeu nos últimos dois anos, a Câmara de Santo Tirso devolverá o imposto aos munícipes residentes no concelho, após ter fixado uma taxa de 0,475 por cento para 2020, cinco por cento abaixo do limite máximo legal.


O outro imposto, a Derrama, destinado a empresas, no caso das corporações com um lucro tributável igual ou inferior a 150 mil euros, o executivo municipal fixou a taxa em 1,2 por cento.

 

“Tudo somado, o Município irá abdicar, em 2020, de uma receita fiscal na ordem dos dois milhões de euros, graças à opção política de reduzir todas as principais taxas para valores abaixo do limite máximo legal”, informa a autarquia.

 

tags: Santo Tirso , Economia

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV