Santo Tirso vai ajudar a construir museu ao ar livre no Brasil
Municípios de Araripina e Santo Tirso firmaram uma parceria que tem em vista a construção de um museu a céu aberto.
A parceria nasce no âmbito do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia e junta Santo Tirso à cidade pernambucana, com o objetivo de fazer nascer um museu ao ar livre, à semelhança da estrutura tirsense, no interior do Parque Waldomiro Lacerda.
O diretor do Museu Internacional de Escultura Contemporânea e chefe do departamento de Museus e Patrimónios de Santo Tirso, Álvaro Moreira, e Samuel Silva, artista e Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, estiveram presentes no Brasil durante esta semana para visitar o espaço que vai acolher o museu.
O interesse no museu de Santo Tirso prende-se com o facto de este ser uma referência no panorama artístico internacional. Álvaro Moreira teve também o objetivo de iniciar as diretrizes do projeto, participando na sexta Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do município de Araripina, de forma a apresentar uma das esculturas que vai ser implementada no parque.
Inserida neste intercâmbio, está também a visita de Rubeni Cunha, gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental do município de Araripina, em Santo Tirso, com o intuito de debater a conservação da biodiversidade e a conscientização dos mais jovens. O gestor ambiental visitou ainda a floresta e as estufas da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e a horta urbana de Santo Tirso no Parque Urbano Sara Moreira e no Parque da Ribeira do Matadouro.
Fonte Imagem: Diário de Pernambuco