“Festival TNT- Todos Nós Transformamos” passou por Santo Tirso

600 alunos da Área Metropolitana do Porto estiveram presentes na Fábrica de Santo Thyrso no passado dia 13 de junho.

Concelho

18 JUN '19
Tempo de leitura: 2 min

600 jovens de 22 cidades do país passaram o dia 13 de junho na Fábrica de Santo Tirso para o “Festival TNT- Todos Nós Transformamos”, uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP) com o objetivo de promover o sucesso escolar e prevenir o absentismo.

 

 

O Movimento transformers é um projeto piloto na área da educação lançado pela AMP em 2017. Trata-se de um movimento nacional de voluntariado, que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que as pessoas mais gostam de fazer.

 

Sara Moreira e Armindo Araújo foram algumas das figuras do Município de Santo Tirso que marcaram presença no evento. Conhecidos pelos seus percursos no desporto, ambos prestaram o seu testemunho aos jovens, explorando os seus talentos e conquistas. A Dan Riverman, uma das figuras de destaque do Festival da Canção deste ano ficou a cargo uma das atuações musicais da iniciativa, que incluiu workshops de capoeira, hip hop ou kickboxing e culminou com a “graduação dos transformers”.

 

“Este festival surge de um projeto lançado pela AMP, chamado Trilhos para a Inovação Educativa na Área Metropolitana ao qual o Município de Santo Tirso se associou desde a primeira hora”, explicou o presidente da Câmara, Alberto Costa, salientando que o objetivo vai ao encontro das linhas prioritárias da Câmara Municipal: “Procuramos combater o insucesso escolar, já temos várias medidas no terreno, nomeadamente o projeto «Agir para o insucesso escolar», e esta iniciativa da AMP é mais um incentivo nesse sentido, já que se foca em explorar os talentos dos alunos”.

 

Existem mentores voluntários que dão aulas semanais de diferentes talentos a grupos de aprendizes, essencialmente crianças e jovens em risco e seniores isolados. O Festival TNT representa, assim, um momento de partilha entre os jovens e a graduação oficial dos aprendizes que passam a ser oficialmente transformers - pessoas socialmente envolvidas e responsáveis.

tags: Festival , Sustentabilidade , Santo Tirso , Jovens , Área Metropolitana do Porto

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV