Património têxtil de Santo Tirso inspira jovens designers

Já são conhecidos os vencedores do programa de residências criativas.

Concelho

13 JUN '19
Tempo de leitura: 3 min

No âmbito do projeto europeu CREATEX - Textile Heritage Inspiring Creatives, o Município de Santo Tirso desafiou jovens designers, até 30 anos, a desenvolverem coleções inspiradas no património têxtil do concelho. As designers Luísa Arruda, Manoella Oliveira e Valéria Ferreira têm agora a oportunidade de desenvolver as suas coleções, beneficiando de apoio técnico especializado e de uma residência internacional na Academia Nórdica de Têxteis, na Suécia.

 

“Estamos comprometidos em conservar e promover a identidade têxtil do Vale do Ave”, salienta Alberto Costa, acrescentando ainda que “é fundamental apoiarmos estes designers em início de carreira, promovendo a ligação entre a moda, o design e a indústria”.

 

As jovens designers começam agora a desenvolver as suas coleções, através de sessões de coaching especializado na Fábrica de Santo Thyrso, nos domínios da reinterpretação do património têxtil, marketing e comunicação, acrescentando ainda o contacto com os premiados da Academia de Belas Artes de Lodz (Polónia), que vão estar também na Fábrica de Santo Thyrso de forma a desenvolver as residências internacionais, promovendo assim o intercâmbio de experiências e conhecimentos. O programa fica concluído com a realização de uma residência internacional, que inclui a frequência de workshops especializados e a visita a empresas têxteis, na prestigiada Academia Nórdica de Têxteis, na Suécia.

 

Projetos vencedores

 

Valéria Ferreira, natural de Santo Tirso, encontra na doçaria tradicional do concelho e na escultura contemporânea inspiração para as cores, formas e materiais da sua coleção.

 

O projeto de Luísa Arruda, intitulado “Embodiment Garment”, visa inovar na estética das próteses, através do desenvolvimento de peças de vestuário adequadas a este elemento.

 

Com o foco na sustentabilidade ambiental e na economia circular, o projeto “Connections”, promovido por Manoella Oliveira, procura desenvolver produtos multifuncionais, capazes de se adaptarem ao longo do ciclo de vida do produto.

 

Desenvolvido no âmbito da ACTE – Associação das Coletividades Têxteis Europeias, o projeto CREATEX – Textile Heritage Inspiring Creatives, tem como objetivo promover o património têxtil como uma fonte de inspiração para a criação artística contemporânea. Para além do Município de Santo Tirso, o projeto integra o Museu do Tecido de Prato (Itália), a Academia de Belas Artes de Łódź (Polónia), o município de Gironella (Espanha) e a Academia Nórdica de Têxteis (Suécia).

tags: Património , têxtil , Fábrica de Santo Thyrso , Santo Tirso

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV