Trofa e Valongo com operações STOP semelhantes a Santo Tirso
No passado dia 21 de maio, vários carros foram parados junto à central de transportes.
A operação que visava a cobrança de dívidas às Finanças inspecionou cerca de três mil carros na cidade de Santo Tirso no passado dia 21 de maio, junto à Central de Transportes.
No dia 14 de maio foi levada a primeira ação no concelho da Trofa. Ontem foi Valongo a receber a “Ação Sobre Rodas”, nome pelo qual é designada a operação, que contou com a presença da Autoridade Tributária Aduaneira e da GNR nas ruas da cidade, perturbando o normal fluxo de transportes e causando um grande alvoroço.
"Machadada" final
A manhã do dia de ontem ficou marcada pela polémica operação em Valongo, que levou o governo a abrir um inquérito, de forma a compreender se todos os direitos dos contribuintes foram assegurados.
“Não foi feliz, nem se vai voltar a repetir”, salientou o Ministro das Finanças, continuando dizendo que “a decisão foi tomada localmente e tem um enquadramento local”.
Centeno refere ainda que este tipo de situações não aproximam os cidadãos, nem transmitem confiança para com a Autoridade Tributária: “Não contribuiu para um clima de confiança”, reforçando que “há uma desproporção entre os meios que são utilizados nesta operação e o fim desta operação”.
No momento em que o Estado tomou conhecimento da situação foi dada a ordem de cancelamento imediato da operação que estava em curso, como foi dada ordem de cancelamento de qualquer operação desta natureza para cobrar dívida e foi aberto um inquérito para se perceber se todos os direitos de todos os contribuintes foram preservados.