Animal atropelado, o que fazer?

Sabe o que fazer no caso de atropelar ou encontrar um animal ferido na estrada? A Santo Tirso TV explica.

Concelho

08 MAI '19
Tempo de leitura: 2 min

Por vezes, a astúcia de um gato ou a ousadia de um cão podem surpreender e obrigar a fazer manobras bruscas de forma a não bater neles. No entanto, ninguém está livre desse infortúnio. Os momentos seguintes são cruciais para que se consiga salvar o animal. Desta forma, é importante estar consciente dos passos a seguir.

 

Caso atropele um animal ou verifique que este se encontra desorientado na estrada deve prestar-lhe socorro. Primeiro, pare o carro em segurança na berma e ligue os quatro piscas para depois poder ligar à polícia, fornecendo as informações do local onde se registou o acidente de modo que possam prestar algum apoio, nunca esquecendo que para acionar o seguro do carro é indispensável um auto de ocorrência.

 

Deve vestir o colete refletor e colocar o triângulo, aproveitando para calçar as luvas que eventualmente tenha no carro para agarrar e tratar do animal. Deve lembrar-se que deve mexer o menos possível, pois qualquer movimento errado poderá levar ao agravamento da lesão. Contudo, se o animal estiver no meio da estrada deve agarrá-lo com os dois braços, de forma tão estável quanto possível, e levá-lo para um local seguro. À falta de uma manta, agarre numa peça de roupa que lhe permita cobrir o animal ferido.

 

E se o animal estiver a sangrar?

 

Se o animal se apresentar gravemente ferido deve recorrer-se ao material da mala de primeiros socorros para tentar estancar algum sangramento, usando uma gaze limpa (esterilizada para não provocar infeções) e depois pressionar-se sobre a lesão para dar tempo a que um coágulo se forme. É importante limpar também as narinas e a boca do animal, evitando resquícios de sangue, muco, vómito ou algum corpo estranho que possa atrapalhar a respiração do acidentado.

 

Numa situação mais dramática, em que detete que não há batimentos cardíacos, tente fazer massagens cardíacas, adequando a força com que o faz ao porte do animal.

 

Se tiver de transportar o animal, deite-o, deixando a cabeça alinhada com o corpo. Assegure-se que ele não cai durante o trajeto e conduza devagar até um veterinário.

 

Animal desorientado

 

Caso verifique que o animal se encontra desorientado deve-se tentar acalmá-lo e imobilizá-lo para que não provoque outros acidentes.

tags: Animais , Civismo , Sociedade

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV