Jesuíta entre os 140 finalistas às 7 maravilhas da doçaria nacional
O famoso doce tirsense, "jesuíta" foi nomeado para os 140 finalistas na penúltima triagem do "às 7 Maravilhas Doces de Portugal".
O famoso pastel tirsense, "jesuíta", foi nomeado para os 140 finalistas na penúltima triagem do "7 Maravilhas - Doces de Portugal".
Com esta etapa, a iguaria de Santo Tirso irá agora ser uma das 7 possibilidades do distrito do Porto para representar o concurso nas fases finais que serão transmitidas na RTP.
O jesuíta avança assim de uma lista de 907 candidaturas apresentadas para uma lista substancialmente menor, com 140 nomeados. Esta decisão foi tomada por um grupo de especialistas composto também ele por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas.
“Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”, afirma Luis Segadães, presidente das "7 Maravilhas".
“Esta lista e esta eleição permitem valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada. Por isso vamos desafiar os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal", continua. "Vai ser um concurso dentro do concurso, em parceria com o Turismo de Portugal, em que esta lista serve de inspiração aos jovens pasteleiros”, acrescenta.
Agora os 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de horário diurno na RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sairá um pré-finalista que passa às semifinais.