Jovens de Santo Tirso premiados no Gijon Creative Jam
Jovens oriundos de Portugal, Espanha, França e Reino Unido desenvolveram ideias e projetos para reinventar a cidade espanhola.
Santo Tirso foi o único representante nacional no Gijon Creative Jam. Esta participação está inserida na projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), uma parceria europeia para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem.
O objetivo consistia no desenvolvimento da criatividade e da capacidade empreendedora dos participantes.
Assim, o “Gijón Creative Jam: Reiventa a Cidade” convidou seis dezenas de jovens dos quatro países parceiros do projeto (Portugal, Espanha, França e Reino Unido) a cooperarem na criação de novos espaços e dinâmicas para o turismo, o lazer e o trabalho, permitindo recriar uma cidade mais inclusiva, sustentável e atrativa.
De Santo Tirso, estiveram presentes cinco jovens apoiados pela Câmara Municipal, com idades entre os 17 e os 27 anos. Durante três dias, os participantes divididos em grupos de trabalho foram convidados a criar ideias de negócio e projetos impactantes na dinâmica da cidade de Gijon.
Eduardo Abreu, jovem de 17 anos da OFICINA – Escola Profissional do INA, integrou o projeto “Smart Bin”, distinguido pelo júri do concurso como a ideia com maior potencial de impacto na cidade. Direcionado para a sustentabilidade ambiental, o projeto passa pelo desenvolvimento e implementação de caixotes do lixo inteligentes.
João Goulão, empreendedor de 27 anos, criou um projeto que visa desenvolver uma aplicação direcionada para os pequenos e médios agricultores citadinos. A ideia mereceu a distinção de projeto com maior rentabilidade financeira.