Praça Camilo Castelo Branco iniciou 2º fase de obras
A segurança dos peões é o mote para a segunda fase de requalificação da Praça Camilo Castelo Branco.
A criação de um via totalmente livre de barreiras para pessoas com mobilidade reduzida é um das alterações que será visível na segunda fase desta obra. Esta nova fase de requalificação da Praça Camilo Castelo Branco estende-se até à Rua Dr. Joaquim Pires de Lima e ao Troço da Rua dos Carvalhais.
Segundo Joaquim Couto a utilização de toda a largura da via passará a ser possível para “caminhadas, passeios e usufruto do comércio ali instalado”. Com a intenção de tornar a cidade de Santo Tirso cada vez mais direccionada para privilegiar o que não é poluente, nesta nova zona, o espaço automóvel será reduzido.
O presidente da Câmara destaca que a linha que tem seguido “é transversal a toda a cidade e pretende não só melhorar a circulação, como aumentar a segurança e tornar os peões os utilizadores primordiais das vias do centro da cidade”.
De modo a melhorar as condições dos habitantes e comerciantes esta nova zona irá dotar de instalação de infraestruturas de drenagem de águas pluviais e residuais, de abastecimento de gás, eletricidade, telecomunicações e rede de rega.
Os sentidos de trânsito irão convergir nas duas extremidades da Rua Dr. Joaquim Pires de Lima, de modo a permitir a subida na Rua dos Carvalhais.
O trânsito estará condicionado durante 150 dias e investimento é de 300 mil euros. Concluída a obra as mais valias notar-se-ão, nomeadamente “ao nível da proximidade entre o comércio e as pessoas”, conclui.