História da Bilha retratada em exposição

Afonso Henrique, artista plástico, mostra a evolução da bilha moringa no CCMVA.

Concelho

11 DEZ '18
Tempo de leitura: 2 min

Constituída por 43 peças, “Era uma vez… uma bilha” está patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves até 31 de janeiro. O artista plástico, Afonso Henrique, ao longo dos anos, concebeu mais de 50 “bilhas”.

 

São esculturas de cerâmica que resultam de um trabalho de investigação sobre a evolução da bilha. Estes são simples objetos de transportar e guardar água, que durante séculos estavam nas casas de toda a gente.

 

O vereador da Cultura, Tiago Araújo, aquando à inauguração, na passada quinta-feira, parabenizou o “trabalho, empenho, dedicação, engenho, arte e saber” do artista. Frisou ainda que com “a promoção deste tipo de iniciativas a Câmara Municipal de Santo Tirso está não só a dinamizar a sala de exposições do Centro Cultural, como a proporcionar aos artistas a possibilidade de apresentarem os seus trabalhos no concelho e a atrair, em simultâneo, o público escolar para estas atividades”.

 

As peças originais estão datadas de 1998 a 2012 refletindo “uma exposição temática, que conta uma história através do imaginário cerâmico, baseada numa peça portuguesa – a bilha moringa”.

 

A intenção desta mostra é de passar a mensagem de que “a cerâmica não é uma arte menor, é tecnicamente complexa, supostamente a mais antiga do universo e seguramente a mais futurista”.

 

O artista Afonso Henrique é natural de Ermesinde, residente em Aveiro, mas conta com um atelier em Água Longa.

 

Pode visitar-se a exposição de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h30 e aos sábados das 14h30 às 18h30. A entrada é gratuita.

tags: Exposição , Centro Cultural Municipal de Vila das Aves , cerâmica

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV