Em que dia deve montar a árvore de Natal?

De acordo com a tradição cristã é durante o primeiro domingo do Advento – o quarto domingo antes do aniversário de Cristo, em 25 de dezembro. Este ano, a data calha no dia 2 de dezembro.

Concelho

30 NOV '18
Tempo de leitura: 3 min

Está com a sensação de que o Natal está a chegar cada vez mais cedo? Os shoppings, na ânsia de conquistar os clientes, acabam por lançar as decorações natalícias em outubro. Sem contar quando encontramos nas lojas a vender enfeites já em setembro...

 

A árvore de Natal é um dos mais tradicionais símbolos cristãos relacionados com o nascimento de Jesus Cristo. De acordo com a Igreja Católica, ela representa a vida, já que, durante o inverno do Hemisfério Norte, época em que ocorre o Natal, o pinheiro é a única árvore que não perde as folhas.

 

Mas sabe que existe um dia específico para montar a árvore de Natal? Conforme a tradição, ela possui uma série de significados. A montagem do pinheirinho deve ser iniciada apenas no primeiro domingo do Tempo do Advento, que ocorre quatro domingos antes do Natal. Ou seja, em 2018 essa data será em 2 de dezembro.

 

Preparação da árvore

Mas não pense que é só esse dia chegar e pode montar a árvore toda de uma vez. “Até ao segundo domingo do Tempo do Advento, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas missas. É só a partir do terceiro domingo que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore”, explica o padre Gustavo Haas.

 

O mesmo serve para o presépio: primeiro coloca-se a gruta e depois os enfeites e os animais. Jesus, Maria e José só devem chegar à decoração o mais perto do dia 25 de dezembro. Outro detalhe para quem quer levar as tradições à risca: o presépio foi criado por São Francisco de Assis para simbolizar a humildade do menino Jesus – então, enfeites sofisticados, cheios de luzinhas, devem ser evitados.

 

 

E quando devemos desmontar a árvore?

À partida toda a gente sabe esta. É a 6 de janeiro, também conhecido como o Dia de Reis. Mas sabe o que isso simboliza? Trata-se da data em que os Três Reis Magos, Belchior, Baltasar e Gaspar, chegaram a Belém e conheceram o menino Jesus.

 

Para a Igreja Católica, é nesse dia que terminam as expetativas para o Natal, ou seja, para o nascimento de Jesus Cristo. A partir daí, os Reis Magos encarregaram-se de levar a novidade a todos os povos do mundo e a igreja começa um novo ciclo litúrgico.

 

 

Convenhamos que passar o ano todo na expetativa de decorar a casa com a árvore de Natal e poder tê-la completa por apenas 10 a 15 dias é muito pouco. Então sinta-se livre para desmontá-la quando bem entender – o importante mesmo é celebrar a data como um período de reflexão, não de consumismo.

 

Fonte: Mega Curioso

 

tags: Árvore de Natal , Natal , dezembro , presépio , tradição

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV