Magusto municipal em dia de S. Martinho

A Praça dos Carvalhais volta a ser o cenário para o magusto municipal.

Concelho

06 NOV '18
Tempo de leitura: 3 min

O Magusto é das alturas mais esperadas do ano. Ritual de velha tradição, o evento que se realiza no dia 11 de novembro, junta pessoas de gerações distintas, de vários estratos sociais, numa comemoração onde a vida de São Martinho é recordada com castanhas, vinho, fogueiras e muitos sorrisos.

 

Na cidade, este ano, o Magusto comemora-se no dia de São Martinho. A Praça dos Carvalhais não pode acolher o evento por motivos meteorológicos e desta maneira o evento passará a realizar-se na Fábrica de Santo Thyrso. 

 

O evento começa a ser celebrado às 15h00, com a oferta de castanhas, vinho, animação musical e a já tradicional fogueira que faz sempre a delícia dos presentes.

 

Mas no nosso concelho são diversas as freguesias que este ano vão celebrar o Magusto. No fim de semana passado, Areias comemorou a ocasião a partir das 17h00 no Centro Paroquial. A festa foi organizada pela Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário e para além das indispensáveis castanhas quentes serviram aos presentes feijoada, bifanas, rojões e caldo verde, contando ainda com a animação do grupo "D`Amizade".

 

Na União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave, o Magusto tradicional foi comemorado no dia 4, a partir das 15h00, na sede da Junta de Freguesia de Carreira. Os presentes puderam provar papas de sarrabulho, porco no espeto e claro as sardinhas assadas, enquanto decorreram vários momentos de animação musical.

 

A União de Freguesias de Santo Tirso, Couto e Burgães, volta a comemorar o São Martinho. De acordo com União de Freguesias local, "todos os anos procuramos um local diferente, promovendo também as nossas associações. Este ano o local será a sede do AB 92 - União Desportiva e Cultural de Santo Tirso".

 

 

HISTÓRIA DE SÃO MARTINHO

 

São Martinho era um homem conhecido pela sua generosidade, ato que viria a provar numa das mais simbólicas acções descritas na bíblia. No inverno, num dia frio e chuvoso ia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Ao testemunhar o desafortunado a sofrer, não tendo nada que lhe pudesse oferecer, pegou na espada e cortou o seu manto ao meio, cobrindo-o.

 

Mais adiante, voltou a encontrar outro homem, com quem partilhou a outra metade da capa. Então, sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Segundo a mitologia, nesse momento, as nuvens negras sumiram e o sol surgiu, tempo prolongando-se o bom tempo por três dias.

 

Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho (…) cobriu-me com esta veste”.

 

São Martinho tinha vestido Cristo. A tradição da comemoração do Magusto tem a ver com o bom tempo que se seguiu após o ato de abnegação do santo e daí a comum designação do Verão de São Martinho que acontece normalmente nesta altura. 

tags: Sociedade , magusto , Efemérides , tradição

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV