Santo Tirso faz agora parte da rede de municípios saudáveis

O concelho juntou-se a 33 outros do país com bandeira de Município Saudável.

Concelho

29 OUT '18
Tempo de leitura: 2 min

Santo Tirso passou desde dia 26 de outubro a integrar a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O feito foi conseguido após o concelho ter correspondido a uma série de critérios de estímulo da saúde e da qualidade de vida dos seus cidadãos. Entre essas medidas estão o Plano Municipal de Saúde, o Plano Municipal de Mobilidade Sustentável ou o programa Santo Tirso Ativo, entre outras atividades dinamizadas pela autarquia e freguesias.

 

Alberto Costa, vice-presidente da autarquia, que recebeu a bandeira de Município Saudável, congratulou-se com o “reconhecimento do trabalho que estamos a realizar no âmbito da saúde e da atividade física” e que “são promotoras de hábitos de vida saudáveis”.

 

O vice-presidente elencou “as consultas de medicina dentária disponíveis na Unidade de Saúde Familiar de S. Martinho do Campo, a promoção da alimentação saudável, com ementas e lanches saudáveis nas escolas, a iniciativa «O ciclismo vai à escola”, o apoio à dislexia e ao daltonismo aos alunos do 1º ciclo, ou as aulas de ginástica gratuitas para os seniores do Município e para a população com deficiência”.

 

Para o vice-presidente, “faz todo o sentido que Santo Tirso faça parte deste organismo que tem por objetivo a troca de experiências e a partilha de conhecimento, para que se possa evoluir”.

 

A autarquia, afirmou, irá continuar a trabalhar nestas áreas. “A saúde é um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas e da população. 

 

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis foi constituída em 1997 e no seu VII Fórum, para além de Santo Tirso participaram outros 33 municípios: Almodôvar, Azambuja, Barreiro, Braga, Castro Marim, Coimbra, Cuba, Figueira da Foz, Gondomar, Lisboa, Loulé, Loures, Miranda do Corvo, Monção, Monchique, Odemira, Oeiras, Palmela, Ponta Delgada, Porto, Póvoa do Lanhoso, Ribeira Grande, Serpa, Seixal, Setúbal, Soure, Torres Vedras, Valongo, Viana do Castelo, Vidigueira, Vila Franca de Xira e Vila Real e Lagoa – Açores.

 

tags: Saúde , Sociedade , Ecologia , País , Sustentabilidade , Santo Tirso

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV