JuuL – A música tirsense que procura 'voar' em Londres
Tem 22 anos, usa o nome artístico de JuuL e lançou este mês o seu mais recente single, 'Fly'.
Há um timbre doce que está a tentar captar os corações britânicos. A voz é de Joana Martins. A artista natural de São Tomé de Negrelos mistura nas suas músicas o R&B, o Soul, o Funk e o Jazz.
JuuL começou a carreira em Portugal aos 18 anos, mas motivos profissionais obrigaram-na a ir para Inglaterra onde espera ter mais oportunidades de mostrar o seu talento.
Ainda jovem, tenta conciliar duas atividades muito exigentes: a enfermagem e a produção musical.
“A minha carreira começou por volta dos 18 anos. Na altura, estava no meu segundo ano de Universidade na Escola Superior de Enfermagem do Porto e decidi dar alguns concertos acústicos”, refere. “Comecei localmente com covers em acústico com a minha guitarra. Simultaneamente dei os meus primeiros passos na composição e produção musical. No ano seguinte, com 19 anos lancei o meu primeiro EP intitulado de “I’ll Keep Dreaming” com quatro temas produzidos e misturados inteiramente por mim no meu home studio [ndr.: Estúdio caseiro]”.
Foi aí que a ambição de JuuL começou a chegar a patamares mais altos. “Com o lançamento do EP comecei a sentir a necessidade de evoluir a nível de concertos e poucos meses mais tarde constituí banda com os elementos que me encontro a tocar atualmente, o meu baterista Diogo Ribeiro e o José Ferreira, baixista”.
A vida académica levara Joana Martins para Oxford e por Inglaterra decidiu ficar para exercer enfermagem e “procurar a sorte” numa das capitais do mundo. Afinal Londres é uma terra de oportunidades.
“Em Portugal, apesar da grande evolução que tive, não estava a conseguir encontrar o meu caminho e o apoio que acho que necessito para levar a minha música ao próximo nível”, afirma. No entanto Juul, que até chegou a atuar no concelho algumas vezes, não descarta voltar a Portugal.
“Santo Tirso é e sempre será a minha casa. Nunca esquecemos a nossa casa e de alguma forma acabamos sempre por voltar. Se algum dia tiver sucesso no mundo da música pretendo sem duvida “sediar-me” em Santo Tirso onde tenho a minha família e maior parte dos meus amigos. Aí sinto-me em casa e sinto que tenho o apoio que sempre necessito independentemente de tudo”, finaliza.
Ouça aqui "Fly" de JuuL: