Documentário Heavy Metal Portugal em Santo Tirso
É o primeiro documentário sobre a história do heavy metal no país.
Santo Tirso será o palco para a ante-estreia da longa metragem “Heavy Metal Portugal – O Documentário”. São mais de 100 testemunhos reunidos, que se fundiram e se transformaram num filme produzido por Sónia Mendes e João Mendes com cerca de 1h30 de duração, desde as primeiras bandas de rock mais pesado, no final dos anos 70, até ao grande boom dos anos 90.
O documentário inclui uma entrevista com o guitarrista Phil Mendrix, lenda do rock português que morreu no passado mês de agosto aos 70 anos e uma série de contributos de membros bandas como os Tarântula, Xeque-Mate, Arte & Ofício, NZZN, Ibéria, entre outras.
Fernando Ribeiro dos Moonspell refere que “hoje em dia, até eu penso como é que nós conseguimos sobreviver aquela tourné, principalmente aquela dureza, de tocar, de arrumar, de sair mais cedo, sem gps, sem internet e encontrar os sítios dos próximos concertos.”
O documentário surge como forma de preservar a memória futura, o legado artístico do panorama nacional e será apresentado já no início do próximo mês, datado a 6 outubro pelas 16h00, no Auditório Eng. Eurico de Melo. A entrada só pode ser feita mediante convite. Contudo, João Mendes adiantou que serão feitas duas apresentações, seguramente em novembro, nas cidades de Lisboa e Porto.
Após a apresentação haverá uma after party no Kraken Rock Pirate Club em Santo Tirso com os concertos das bandas portuguesas Equaleft e Blame Zeus. A entrada custa 3€ e as atuações começam pelas 21h00.
Veja o trailer do documentário: