Equipa tirsense desenvolve tratamento inovador

Chama-se Cachegrip, foi desenvolvido por tirsenses e destina-se ao tratamento de doenças respiratórias.

Concelho

29 AGO '18
Tempo de leitura: 2 min

E se lhe dissessem que um simples cachecol poderá ajudá-lo a combater e prevenir uma série de doenças respiratórias? A ideia parece saída de um filme de ficção científica, mas agora é realidade e foi posta em prática pela empresa Clever Action.

 

Jorge Carvalho, mentor do projeto, baseou-se num nebulizador embutido num cachecol para poder dar um conforto que de outra maneira dificilmente os doentes  poderiam obter. 

 

Segundo a equipa tirsense por trás deste projeto o Cachegrip irá encurtar o tempo de cura, facilitar a mobilidade dos enfermos e por conseguinte evitar o isolamento que normalmente os doentes têm de padecer.

 

O novo produto de origem tirsense tem a vantagem de poder ser programado e supervisionado por médicos. De acordo com Jorge Carvalho, o cachecol "permite fazer nebulizações contínuas ou regulares em espaços de tempo predeterminados”. Ainda de acordo com o empresário e gestor, "será mais fácil debelar uma infeção, prevenir alergias ou distribuir medicamentos com efeitos paliativos, tornando as doenças crónicas mais fáceis de suportar”.

 

O Cachegrip é carregado através de uma pilha e é acionado por um botão. No interior contém um dispositivo amovível que permite ao médico programar a dosagem do medicamento e avaliar a correta aplicação por parte do doente. O cachecol dá uma aparência de normalidade a todos os seus utilizadores quando estes se encontram em locais públicos. A vida social dos doentes poderá assim melhorar significativamente. 

 

O utilizador “mete o cachecol e pode ir para o trabalho ou outro local a nebulizar, não tendo de se isolar. A pessoa deixa de se isolar em casa para não infetar outras pessoas e não tem de usar um grande aparelho para fazer a nebulização. Pode fazer a sua vida normal, estando a sintomatologia agressiva a ser tratada em contínuo", afirma Jorge Carvalho.

 

"O tempo de vida da doença no paciente é encurtado, comparativamente aos tratamentos normais, reduzindo a quantidade de medicação, as hospitalizações e outras situações associadas”,  informa ainda o gestor que graças a um investimento inicial em torno dos 300 mil euros já criou um primeiro protótipo. 

 

 

 

 

tags: Empresas , Sociedade , Medicina , Doença , Concelho , Santo Tirso , Tratamentos , Medicina Alternativa , Invenção

Relacionados

23 DEZ '24

Praça Santo Thyrso prepara-se para a grande festa de Passagem de Ano

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
18 NOV '24

Bombeiros Voluntários Tirsenses organizam jantar solidário

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
01 OUT '24

Humberto Martins lança desafio solidário em apoio aos bombeiros

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
24 SET '24

Festival Sons do Património apresenta Club Makumba em Santo Tirso

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
17 SET '24

Detido suspeito de incêndio em Santo Tirso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Festival de Guitarra de Santo Tirso regressa para a 27.ª edição

Tempo de leitura: 4 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Concerto dedicado a Johannes Brahms na Fábrica de Santo Thyrso

Tempo de leitura: 1 min
Ver Mais ...
11 SET '24

Armindo Araújo quer manter liderança do CPR

Tempo de leitura: 2 min
Ver Mais ...
Ver Mais

©2025 Santo Tirso TV